RCB/TuneIn
domingo, 29 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
RAILS DO PROGRESSO NO TORTOSENDO
Rádio Cova da Beira
A associação “Move Beiras” e a junta de freguesia do Tortosendo vão organizar a exposição “Rails do Progresso”. A abertura está marcada para o próximo dia 12 de Novembro. A mostra resulta de uma parceria entre o museu nacional do ferroviário, o município de Vila Velha de Ródão e o projecto “Rail Fest” criado em 2021 no âmbito das celebrações do ano europeu do transporte ferroviário.
Por Nuno Miguel em 07 de Nov de 2022
Esta exposição que já esteve patente ao público em Vila Velha de Ródão, Entroncamento e na Covilhã conta com a história da inauguração da linha da Beira Baixa, entre Abrantes e a Covilhã a 6 de Setembro de 1891, onde o Tortosendo fez parte deste dia ao terem atapetado a linha com flores para a passagem do comboio Real, tendo sido esta localidade batizada pela Rainha D. Amelia de "Vila Nova das Flores".
Na mostra vão ser exibidas peças de antigos trabalhadores, estações e modelismo ferroviário. Confirmada está já a visita de alunos de diversas escolas para perceber a história da linha da Beira Baixa bem como ver peças que se usaram nos caminhos de ferro. 
A sessão de abertura vai contar com uma mesa redonda sobre o tema "Beira Interior - O Futuro da Ferrovia" no dia 12, pelas 15:00, que pretende lançar uma reflexão sobre o turismo ferroviário e como o mesmo poderá ser fundamental para a dinamização do Interior. Na sessão de encerramento, que está agendada para dias 27 de Novembro, vai decorrer uma mesa redonda subordinada ao tema “Comboios com História”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados