RCB/TuneIn
Quarta, 03 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CASTELO DE BELMONTE COM HOR?RIO DE MUSEU
O Castelo de Belmonte, a partir de agora, passa a ter um hor?rio de visita igual ? da rede de museus da vila. ? a grande vantagem do protocolo assinado este fim de semana entre a autarquia, a Direc??o Regional de Cultura do Centro e a Turismo Serra da Estrela.
Por Paula Brito em 17 de Jan de 2011

Segundo Amândio Melo, presidente da câmara municipal de Belmonte, é mais um núcleo museológico que se junta à rede que existe na vila "aumentando a oferta, uma vez para além do castelo e da sua importância histórica e arquitectónica, no seu interior existe um núcleo museológico cujo espólio resulta das escavações realizadas na vila". O autarca  admite vir a cobrar entrada no castelo, à semelhança do que acontece com os restantes museus, mas será apenas simbólica. 

Uma situação defendida pelo presidente da Turismo Serra da Estrela. Jorge Patrão entende que a entrada paga valoriza o património "já acontece no castelo do Sabugal e penso que aqui em Belmonte também deveria ser seguido esse caminho". 

A partilha da gestão do castelo não é nenhuma "desresponsabilização"  da Direcção Regional de Cultura do Centro que continuará a assumir o seu papel naquele monumento nacional "vamos continuar a ter um elemento do nosso quadro de pessoal e vamos continuar a assumir as nossas responsabilidades na conservaçãoe restauro deste monumento nacional" disse o director regional na cerimónia de assinatura do protocolo tri-partido.

A articulação entre o funcionário da Direcção Regional de Cultura do Centro, do posto de turismo da Turismo Serra da Estrela e da autarquia vai permitir que o castelo seja visitável de terça a domingo, como toda a restante rede de museus.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados