RCB/TuneIn
terça, 29 nov 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PLANO DE POUPANÇA DE ENERGIA EM MARCHA
Rádio Cova da Beira
Substituição de iluminação pública para Leads vai ficar concluída, no Fundão, até final de novembro. Antes do final do ano, o município vai lançar concurso público para a colocação de painéis fotovoltaicos nos maiores edifícios públicos do Fundão, onde se incluem as escolas.
Por Paula Brito Batista em 04 de Oct de 2022

A informação foi deixada por Paulo Fernandes, na última Assembleia Municipal. Segundo o autarca, a substituição da iluminação pública para leads está, neste momento, em cerca de 73%, mas “prevemos que até final de novembro estará totalmente terminada”, com ganhos ambientais e económicos, “em termos de custos é uma redução muitíssimo significativa”.

 

O autarca espera, até final do ano, lançar o novo concurso público para dotar os edifícios públicos autárquicos de painéis fotovoltaicos, “começando por aqueles que são os maiores consumidores aqui no Fundão, onde se incluem as escolas, para pormos a questão dos fotovoltaicos em força.”

 

O presidente do município do Fundão espera ainda que chegue a bom porto o projeto de criação de uma comunidade energética na zona industrial, “para ser uma pioneira relativamente àquilo que possam ser as tais partilhas de ganho, relativamente às sobras de energia, sobretudo fotovoltaica, produzida aqui também no nosso território. Temos a esperança que possa ser uma das primeiras do país.”

 

Quanto ao gás natural, “a situação é mais grave, porque no gás natural não temos uma resposta tão evidente.” E deixa o exemplo da piscina municipal coberta, onde o custo do gás pode aumentar para “duas vezes e meia daquilo que foi o gasto do gás no último ano cruzeiro, antes da pandemia, o que poderá significar um aumento em cerca de 150 mil euros, relativamente ao custo atual.”

 

Paulo Fernandes, a propósito da intervenção de João Leitão, sobre aplicação antecipada do plano de poupança de energia no concelho do Fundão. Segundo o deputado da bancada social democrata, “o município do Fundão conseguiu, até agora, implementar um investimento orçado em 6 milhões de euros, para atingir uma poupança energética que se cifra em 76,1%, consubstanciando uma poupança líquida total de um milhão 715 mil euros, para um contrato com uma vigência prevista de 15 anos.”

 

Para o deputado social democrata, “educar, sensibilizar e promover o esclarecimento publico”, deve ser uma preocupação de quem, nesta matéria, “planeia e projeta”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados