RCB/TuneIn
sábado, 03 dez 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTEBOL DE PRAIA: PROENÇA RECEBEU ESTÁGIO DA SELEÇÃO NACIONAL
Rádio Cova da Beira
Terminou no passado sábado, o estágio da Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia. O evento decorreu durante 4 dias em Proença-a-Nova (Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva). O Município de Proença-a-Nova apoiou a actividade, que contou também com a presença de Madjer, ex-internacional português, e actual coordenador geral da modalidade na FP Futebol.
Por Miguel Malaca em 27 de Sep de 2022

O estágio, para além de treinos, a Equina das Quinas, orientada por Alan Cavalcanti (ex-jogador internacional luso-brasileiro), teve ainda a realização de dois jogos amigáveis com a Seleção Distrital da AF Castelo Branco (a equipa recentemente criada pela direcção de Manuel Candeias), e treinada por Catarina Rondão (técnica da turma sénior feminina do GD Valverde).

Nos dois encontros, disputados na sexta-feira e sábado, Portugal derrotou Castelo Branco, por 16-0, e 8-0, respectivamente.

Em declarações à página de facebook do município, Madjer refere que " o objetivo destas dinâmicas é criar condições para equipas regionais participarem em campeonatos e provas nacionais.  Daí que a Federação Portuguesa de Futebol tem todo o prazer em ajudar a trazer mais praticantes para a modalidade”, declarou.

O coordenador da modalidade na FPF, acrescenta que “as miúdas têm de se sentir motivadas, isso é o mais importante. Isto é um momento histórico, embora não com o mediatismo que deveria ter. É a primeira vez que a Seleção Nacional está a jogar contra uma Seleção Regional. Para além disso, a faixa etária que aqui está representada é muito baixa, o que não se vê em muitos sítios”, explicou o antigo internacional português.

Também ex-jogador e companheiro de seleção de Madjer, o actual selecionador nacional feminino, Alan Cavalcanti, também encara com positivismo o aumento de estágios em zonas do Interior do país.

“Quanto mais jogos os Municípios organizarem com as seleções locais, mais vão ajudar a que eu possa fazer o meu trabalho e desenvolver o futebol de praia feminino da melhor forma possível. O apoio que o Município e o distrito têm dado é fundamental nesse sentido”. Disse.

Catarina Rondão, treinadora da Seleção Distrital, tal como já tinha referido à RCB, na passada semana, olha para esta oportunidade como “uma grande experiência”.

Para a selecionadora regional, “o contacto com quem sabe mais e de quem está no terreno é sempre uma grande motivação. Estar ao lado de referências nacionais é bastante gratificante e por isso os resultados pouco importam. Temos uma equipa muito jovem, com bastante atitude, vontade e uma humildade enorme. Há muita margem de evolução, a todos os níveis. É algo de extraordinário o que aconteceu aqui em Proença-a-Nova. Estas miúdas vão passar a ter uma visão diferente do desporto, por terem a possibilidade de trabalhar de forma direta com os melhores do mundo”, enalteceu.

Recorde-se que a AF Castelo Branco, antes deste estágio, realizou durante o verão, dois torneios de promoção de futebol de praia, para seniores femininos e veteranos masculinos.

Grupo Desportivo de Valverde (Fundão), em femininos, e Associação Desportiva e Recreativa de Proença-a- Nova, em masculinos, foram os grandes vencedores. 

  

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados