RCB/TuneIn
terça, 29 nov 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FDI-PORTUGAL: PEDRO FARROMBA DE SA√ćDA -"FUI FELIZ AQUI"
Rádio Cova da Beira
Depois de 4.760 dias como presidente da direc√ß√£o da Federa√ß√£o de Desportos de Inverno de Portugal, Pedro Farromba fez ontem √† noite, em plena Ice Arena da Pousada de Juventude da Serra da Estrela, nas Penhas da Sa√ļde, o seu √ļltimo discurso, no decorrer do jantar de gala, que premiou os melhores atletas, nas diferentes modalidades de Desportos de Inverno, √©poca 2021-22.
Por Miguel Malaca em 25 de Sep de 2022

Pedro Flávio, actual vice-presidente da direcção e director-executivo da FDI Portugal (festejou 30 anos em 2022), deverá substituí-lo no cargo, a partir de janeiro de 2023 (mandato de 4 anos).

As eleições vão realizar-se em dezembro.

Quanto ao discurso de Farromba, o líder federativo começou por referir que " 4.760 dias depois de ter tomado posse como presidente da Federação, faço hoje o meu último discurso, numa gala da FDIP. Foram 13 anos de muitas alegrias, muitas vitórias e conquistas. Mas também foram 13 anos de imensas dificuldades, de inúmeros problemas, e de uma luta evangélica pela afirmação dos desportos de inverno em Portugal. Conseguimos. Saio no final de três mandatos, e vinha só para seis meses, isto em 2009. Na altura tínhamos apenas as modalidades de Esqui e Snowboard, agora, em 2022, temos a totalidade das modalidades de neve em gelo em Portugal: Esqui, Snowboard, Bobsleigh, Luge, Skeleton, Patinagem Artística e de Velocidade, Hóquei no Gelo e Curling. Para além temos também agora outras ofertas turísticas e de lazer: Canyoning, Piscina das Penhas da Saúde, o Estrela Center, e o Serra da Estrela Ice Arena (reabre em meados de outubro para nova época), que nos acolhe hoje neste jantar de gala. Nós, ao contrário de outros, temos que construir as nossas próprias instalações desportivas, com poucos apoios estatais e autárquicos. No gelo, o nosso caminho, não ficará por aqui. Dentro em breve, teremos a tão esperada localização do nosso pavilhão de gelo olímpico, em Lisboa, para poder realizar provas nacionais e sobretudo, internacionais, para além de candidatarmos também, tudo aponta nesse sentido, para breve, a fundos comunitários, a construção aqui junto do edifício da pousada, de uma pista de esqui sintética, pois perdemos a única que existia em Portugal, nos incêndios do último verão, para criarmos um verdadeiro resort de desportos de inverno. Para além, vamos também realizar obras de remodelação total do octogenário edifício da pousada ( a concessão já foi renovada e aprovada pela Movijovem). Agradeço a total dedicação de todos aqueles que colaboraram comigo nas minhas equipas, ao longo destes 13 anos, pelos funcionários, atletas, treinadores, colaboradores, selecionadores nacionais, instituições nacionais e internacionais, e todos aqueles que colaboraram também connosco nos diversos e diferentes programas e projectos para os mais jovens e não só, no desenvolvimento e divulgação das modalidades de desportos de inverno. A aposta na juventude, é, e sempre foi, uma das nossas grandes bandeiras. Bem hajam pela vossa confiança, no nosso trabalho. Tivemos um percurso fantástico. Há 13 anos chegámos como uns incógnitos montanheiros, a dirigentes de organismos internacionais, a responsáveis pela alteração de organização da FIS, a membros da comissão executiva do COP, a legítimos actores do desporto em Portugal, entre outros. Fui três vezes chefe de missões olímpicas, conheci pessoas fantásticas, fiz amigos, e nunca perdi a motivação de fazer mais e melhor, apesar das dificuldades do dia a dia. Se no balanço da minha vida, tivesse que resumir estes 13 anos, direi...fui feliz aqui". Conclui Pedro Farromba.

Estiveram presentes no jantar de gala da FDI-Portugal, cerca de 150 pessoas. com destaque para a madrinha da Pousada de Juventude da Serra da Estrela, a campeã olímpica Rosa Mota, Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto Portugal, Pedro Dias(FPF-Futsal) em representação do COP, Mário Raposo, Reitor da UBI, Humberto Santos, presidente do Instituto de Reinserção Social, José Miguel Oliveira, vereador do desporto e associativismo do Município da Covilhã, e Jorge Viegas, presidente da Junta de Freguesia de Cortes do Meio.  

Vitor Pataco, presidente do IPDJ, foi considerado o Dirigente do Ano (Prémio de Mérito), para a FDIP.

Para além dos troféus entregues aos atletas que se sagraram campeões nacionais 2021-22, nas diferentes modalidades e escalões de desportos de inverno, a FDIP fez ainda a entrega de algumas distinções:

Treinador do Ano: Fausto Marreiros.

Equipa do Ano: Curling.

Clube do Ano: GCR Castelense (Sertã).

Clube Revelação do Ano, ligado ao Skate.

Atletas do Ano:  José Cabeças e Jéssica Rodrigues.

Pai do Ano: Diogo Vasconcelos.

No final, todos os elementos que fazem parte da estrutura da FDI Portugal (orgãos sociais e funcionários e colaboradores), homenagearam Pedro Farromba, entregando uma lembrança, e recordando, através de fotografias, o trajecto do presidente do organismo, ao longo destes últimos 13 anos de mandato. 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados