RCB/TuneIn
segunda, 26 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
EPAQL CANDIDATA CENTRO TECNOLÓGICO PARA AGROPECUÁRIA
Rádio Cova da Beira
A Escola Profissional Agrícola da Quinta da Lageosa (EPAQL) é mais um dos estabelecimentos a candidatar ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) um Centro Tecnológico Especializado, desta vez para a agropecuária. Uma candidatura que, aos olhos da direção, vai modernizar a oferta formativa e atenuar as diferenças entre os setores profissionais.
Por Lara Inês Cardoso em 14 de Sep de 2022

Outras da categoria:

O processo de candidatura ao PRR foi avançado pelo diretor da Escola Profissional Agrícola da Quinta da Lageosa, Agostinho Ferreira, em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB.

 

Numa estratégia de atrair os novos alunos para as áreas de formação, o objetivo é modernizar a nível tecnológico e digital o setor da agropecuária, “fazer com que não haja uma diferença muito grande entre o produtor agrícola do século XXI e o outro trabalhador numa outra área qualquer”, refere o diretor.

 

“Dar ao aluno e dizer-lhe que também tem todos os sistemas digitais que acontecem num laboratório, numa oficina ou numa fábrica de qualquer outro tipo de produto industrial. E também porque como temos cada vez menos pessoas nestes setores, os processos têm que ser mais eficientes porque nós não podemos contar com 10, 15 colaboradores. É um indivíduo que ali está e tem que fazer o trabalho sozinho”.

 

A candidatura abrange uma série de novos equipamentos, como maquinaria agrícola e florestal, robôs de ordenha e uma estufa de hidroponia, em que se cultivam alimentos sem solo. Ferramentas que, no parecer de Agostinho Ferreira, vão auxiliar o trabalho de campo em tempo real.

 

“Uma estufa que esteja toda automatizada e que o aluno possa olhar para o telemóvel e ver o que se está lá a passar ou ver exatamente onde é que anda a vaca PT54 ou 36 e ver o que ela está a fazer, verificar com quantos meses de gestação está, ou se está a ter sinais de parto ou mesmo quanto é que ela está a produzir de leite. Ter esse acesso todo no telemóvel, por exemplo, porque é disso que nós estamos a precisar”.

 

O Centro Tecnológico para a Agropecuária, candidato ao Programa de Recuperação e Resiliência num valor que o diretor prefere não revelar, fica agora à espera de um parecer positivo por parte do governo. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados