RCB/TuneIn
quarta, 28 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
NOVO FOCO DE INCÊNDIO ATIVO EM VIDEMONTE (GUARDA)
Rádio Cova da Beira
Um novo foco de incêndio em Videmonte (na Guarda) está desde as 15:30 horas da tarde a consumir uma zona de mato e a preocupar novamente a população local. Uma semana de incêndio na Serra da Estrela que ainda não dá tréguas e que segundo a Proteção Civil já libertou energia equivalente a 25 bombas atómicas de Hiroshima.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Aug de 2022

O novo foco de incêndio, na zona da Quinta das Terras da Igreja, em Videmonte, no concelho da Guarda, está ativo desde as 15:36 da tarde, estando a ser combatido desde as 16:12 horas. O dispositivo de combate continua a ser aumentado e estão neste momento já 78 bombeiros presentes no local, apoiados por 17 viaturas e 4 meios aéreos, esperando-se que estes números continuem a aumentar ao longo da tarde. Uma situação que se vem tornando cada vez mais preocupante, agravada pelo vento que se faz sentir no local neste momento.

Já no dia de hoje, Miguel Cruz, comandante adjunto de operações na Autoridade Nacional de Proteção Civil, havia referido em conferência de imprensa que a energia libertada por este incêndio na Serra da Estrela, que tinha até ao dia de ontem consumido mais de 14.000 hectares do Parque Natural, correspondia já a 25 bombas atómicas de Hiroshima. Um valor que Miguel Cruz considera muito elevado, sobretudo devido à "quantidade de combustível disponível para arder, conjugado com as condições meteorológicas, nomeadamente a ocorrência de forte instabilidade que se verifica na atmosfera e que originou aquelas grandes nuvens que fomos vendo ao longo dos dias”.

De: Fernando Teixeira 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados