“Eu acho que a comissão política devia assumir publicamente as suas posições, porque isso não põe nem pode pôr em causa as relações institucionais com o candidato A, B ou C.” Foi desta forma que Rui Ramos discordou da postura assumida pelo líder da distrital do PSD, no debate promovido pela RCB, com apoiantes das 3 candidaturas que se apresentaram no distrito.
Já para José Carlos Gonçalves, membro da distrital social democrata e apoiante da candidatura de Manuela Ferreira Leite, a atitude da comissão política liderada por Carlos São Martinho “foi responsável visto as candidaturas que estão no terreno.”
Esta é também a opinião de José Alberto Duarte. Mas o apoiante da candidatura de Pedro Passos Coelho diz que o seu candidato no distrito tem uma desvantagem em ralação às restantes candidaturas já que quer Manuela Ferreira Leite, quer Pedro Santana Lopes têm como mandatários distritais dois autarcas com toda a capacidade de “mobilização e persuasão próprios dos cargos que exercem. Ainda assim José Alberto Duarte entende que no distrito “os militantes do PSD estão divididos.”