RCB/TuneIn
quarta, 28 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
LAVACOLHOS GANHA GRUPO DE CANTARES
Rádio Cova da Beira
São cinco irmãs. Além dos laços de sangue, estão unidas pelo gosto de cantar as músicas da juventude. O talento das irmãs Gravito foi descoberto pelo presidente da junta de freguesia de Lavacolhos, por mero acaso.
Por Paula Brito Batista em 10 de Aug de 2022

Paulo Barbosa estava a assistir a um vídeo, na Casa do Bombo, e, no decorrer da entrevista começou a ouvir um som de fundo, em segundo plano.

 

“Eu começo a ouvir o som de umas mulheres a cantar, oiço ali uma polifonia, e fui à descoberta. Descobri cinco irmãs maravilhosas, que são as irmãs Gravito.” Conta, em entrevista à RCB.

 

O autarca decidiu lançar-lhes o desafio para formarem um grupo de cantares, “houve três ensaios, escolheram as músicas que tinham a ver com a lavoura e com o passado delas e, quando houve ali um evento na Casa do Bombo para comemorar a entrada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, eu resolvi por as senhoras a cantar e ficou tudo maravilhado, porque já não se ouvia este tipo de cantar há alguns anos.”

 

Trata-se de um grupo informal. Juntam-se quando podem e querem, e à medida que cantam, vão também desfiando o rosário das memórias “às vezes, estávamos na sacha, de um lado e do outro lado da ribeira, e cantávamos ao despique”, recorda Paulo Barbosa, das conversas, nos ensaios, “eu acho isto maravilhoso”.

 

Agora, sempre que existe uma oportunidade, convida as irmãs Gravito para cantarem em público. Foi o que aconteceu no Encontro de Bombos e o que vai acontecer na festa do Senhor da Saúde, no terceiro fim de semana de agosto.

 

“Vamos ter três bandas, cada dia vai ter uma banda, vamos ter a banda filarmónica, a procissão, vai ser uma festa de arromba, a não perder, 20, 21 e 22 de agosto.”

 

O presidente da junta de freguesia de Lavacolhos deixa o convite para a festa do Senhor da Saúde, que se celebra durante três dias na aldeia. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados