RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
MÚSICA E TRADIÇÃO EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
O último concerto do projeto “Musicalmente”, do CLDS 4G Penamacor Inclusivo, teve lugar no Jardim da República no passado dia 1 de agosto. Foi a oportunidade de a comunidade sénior daquele concelho mostrar o trabalho desenvolvido ao longo das oficinas de expressão musical, onde foram recolhidas canções tradicionais de cada aldeia.
Por Lara Inês Cardoso em 05 de Aug de 2022

Nos dias 10, 17 e 24 de julho, o “Musicalidades” passou pelas freguesias de Aranhas, Pedrogão de S. Pedro e Vale da Senhora da Póvoa, sendo que no primeiro dia de agosto, o mesmo projeto deu o último concerto em Penamacor, integrando o programa da Feira Terras do Lince.

 

Foi neste último espetáculo que culminou o trabalho desenvolvido pelo professor Eduardo Geraldes nas oficinas de expressão musical com a comunidade sénior das aldeias a cima referidas.

 

 

Durante os laboratórios práticos foram recolhidas músicas tradicionais e “pouco conhecidas de cada aldeia”, que resultaram na criação de um cancioneiro com o objetivo de conservar e preservar o património musical do concelho de Penamacor.

 

 

 

Assim, o grupo de Aranhas apresentou uma encenação da ceifa no arranque das atuações, enquanto que o grupo de Pedrógão de São Pedro iniciou com a tradicional serenata aos noivos. Por sua vez, os idosos de Vale da Senhora da Póvoa abriram com uma pequena encenação da cozedura do pão, mostrando aos mais novos “como se fazia antigamente”.

 

 

 

Apesar das recentes apresentações, “Musicalmente” não fica por aqui. De acordo com o município, o projeto terá continuidade noutras aldeias do concelho, em datas e locais ainda a definir.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados