RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IPG: FCT FINANCIA PROJETO PARA TRATAR SOBREDOSAGEM DE MEDICAMENTOS
Rádio Cova da Beira
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai desenvolver um gel com partículas microalgas para tratar as intoxicações causadas por medicamentos. Denominado “MiADrugTox”, o projeto recebeu, recentemente, a aprovação do financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Aug de 2022

O projeto que será desenvolvido por uma equipa do Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais, constituída por investigadores e estudantes dos cursos de Biotecnologia Medicinal, de Farmácia e de Ciências Aplicadas à Saúde, assume-se como “mais sustentável”, apresentando menos efeitos adversos quando comparado com terapias convencionais usadas em caso de sobredosagem, por exemplo a “lavagem gástrica, carvão ativado ou flumazenil”.

 

De acordo com a coordenadora do projeto e docente no IPG, Paula Coutinho, as microalgas vão ser utilizadas para inibir a absorção de medicamentos no intestino em casos de intoxicações. “A ideia é incorporar micropartículas com biomassa de microalgas numa formulação de gel – a ser administrada por via oral – para facilitar o transporte ao longo do sistema gastrointestinal”, explica.

 

A docente refere ainda que “os dados mostram que as intoxicações por medicamentos são um problema grave e um enorme desafio para os cuidados da saúde” já que, segundo os dados do INEM, em 2020 ocorreram mais de 27 mil intoxicações em Portugal, das quais cerca de 15 mil foram causadas por medicamentos, entre ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos, epiléticos, anti-inflamatórios e paracetamol.

 

No decorrer do projeto, que acaba de receber um financiamento de cerca de 50 mil euros da FCT, o Politécnico da Guarda vai estabelecer parceria com empresas da indústria farmacêutica para validarem a eficácia do produto em aplicações médica.

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados