RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TRÊS POVOS: “SOLAR DA COMUNIDADE” DEVE ABRIR EM DEZEMBRO
Rádio Cova da Beira
A requalificação do Solar das Quintãs, na freguesia dos Três Povos (Fundão), deverá estar pronta no final deste ano. O “Solar da Comunidade” vai albergar serviços de apoio a empresas e à agricultura, assim como as estruturas da Junta de Freguesia.
Por Lara Inês Cardoso em 05 de Aug de 2022

Num investimento de cerca de 400 mil euros, entre a Junta de Freguesia, Câmara Municipal do Fundão e Rude – Associação de Desenvolvimento, a recuperação do antigo Solar das Quintãs está em fase de acabamento e, de acordo com o edil Paulo Fernandes, a ideia é “eventualmente, inaugurar o espaço em dezembro” e pô-lo em “pleno funcionamento” a partir desse mês, ou “em princípio de janeiro de 2023”.

 

O edifício emblemático da freguesia, cuja primeira fase de requalificação ficou concluída em 2015, vai servir para os empresários ou sociedades agrícolas e agroturísticas da região instalarem a sua sede social, ao mesmo tempo que terá um balcão de apoio especializado às empresas, assim como a componente de incubação de startups associadas às atividades da região, sem deixar de lado a possibilidade de haver “estruturas de apoio à investigação aplicada para poderem ajudar a desenvolver as fileiras” de produtos daquele território.

 

Para além desta vertente empresarial, o futuro “Solar da Comunidade – Três Povos” vai albergar as estruturas da Junta de Freguesia dos Três Povos, que servem a população de Salgueiro, Escarigo e Quintãs. A decisão foi tomada pela autarquia local por se tratar de uma “localização central” entre as três aldeias da freguesia e pela “larga dimensão” daquele edifício cujo valor histórico e urbanístico fica perpetuado com a conservação dos seus pormenores arquitetónicos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados