RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
"PROJETO FILOSOFIA PARA CRIANÇAS" EM PENAMACOR
Rádio Cova da Beira
No âmbito do programa PIICIE, durante o último ano letivo, o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) em Penamacor, deu continuidade ao “Projeto Filosofia para Crianças” que, naquela que foi a sua quarta edição, levou aos alunos sessões com atividades de mindfulness. No âmbito do mesmo Plano, houve espaço para várias ações de Educação Ambiental.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Jul de 2022

O programa da quarta edição de “Filosofia para Crianças”, foi dirigido às turmas de primeiro ciclo do ensino básico, onde foram trabalhados temas como “os valores éticos e relacionais, tais como a empatia, a compaixão, a solidariedade e a gratidão; assim como o autoconhecimento, a importância da leitura, o valor da imaginação e da criatividade, a exploração de técnicas de concentração e relaxamento dos pequenos filósofos”, divulga o município.

 

 

 

Nas sessões foram usadas técnicas de focagem de atenção e/ou ao relaxamento, assim como o “habitual método” de leitura e exploração de um conto infantil e, no final, “uma tarefa para consolidar reflexos e temas abordados”. A concentração dos grupos foi igualmente estimulada, através do “Jogo da Imaginação”, um exercício de visualização criativa guiada que “promove a partilha e discussão de ideias e sentimentos vivenciados”. Nas mesmas sessões foram ainda realizados trabalhos de ilustração, “apreciado pela maioria dos alunos”, com vista à exteriorização de todo o trabalho reflexivo e critico realizado ao longo do ano letivo.

 

 

 

A iniciativa tem o objetivo de estimular a compreensão dos valores éticos e a aquisição de ferramentas de autoconhecimento e atenção plena, que possam promover uma melhor convivência social e o respeito mútuo, estimulando também a autoestima e a criatividade.

 

 

 

Também no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), decorreram as ações de Educação Ambiental, desta vez junto da turma do terceiro ano da Escola Básica de Penamacor, que culminaram numa visita de estudo ao Museu do Quartzo em Viseu, “onde se pretendeu despertar a atenção para o espaço e materiais expostos assim como a observação de diversas experiências relacionadas com o meio ambiente e alertar para a importância dos fatores ambientais que condicionam as diferentes etapas da vida das plantas e dos animais”.

 

 

 

Todas as atividades de Educação Ambiental “promoveram estratégias de demonstração de pensamentos críticos por parte dos alunos, partilhar informação, incentivar a investigação e contribuir de uma maneira geral para o sucesso educativo dos alunos envolvidos”.

 

 

 

 

 

 

c/ Lara Cardoso


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados