RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
TB LEVA “PEQUENO RETÁBULO DE GARCÍA LORCA" ÀS FREGUESIAS
Rádio Cova da Beira
O Teatro das Beiras (TB) vai estar em digressão pelas freguesias do concelho da Covilhã com a peça “Pequeno Retábulo de García Lorca”, uma criação original com base da obra do poeta, dramaturgo e artista plástico do século XX. A primeira atuação tem lugar na próxima sexta-feira, 8 de julho, na União de freguesias Covilhã e Canhoso, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal.
Por Paulo Pinheiro em 05 de Jul de 2022

O espetáculo surge da abordagem da companhia “à multifacetada obra do autor”: poemas, canções, o diálogo de “La doncella el marinero y el estudiante”, o guião cinematográfico “Viaje a la luna” e até o texto dramático para bonecos “Retabillo de don Cristóbal”.

 

“Textos referenciais onde se reconhece a herança da teatralidade popular mediterrânica por um lado, mas também as influências do movimento modernista, concretamente a corrente surrealista do século XX”, pode ler-se na sinopse.

 

O espetáculo evoca ainda a presença dos vários movimentos artísticos que eram utilizados naquele tempo, como as artes plásticas, a literatura, a música ou o cinema. “Movimentos capazes de despertar a curiosidade e interesse nos espetadores de hoje, promovendo o encontro com estéticas artísticas que constituíram matéria de referência”.

 

A proposta do Teatro das Beiras contém ainda uma “renovada e sempre estimulante” leitura sobre os conceitos do “popular” e “erudito”, estabelecendo uma ponte entre as artes tradicionais e a criação contemporânea.

 

“Pequeno Retábulo de García Lorca” é uma encenação de Gil Salgueiro Nave e conta com a interpretação de Gonçalo Babo, Paulo Monteiro, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira, num espetáculo com 60 minutos de duração e que sobe ao palco do largo a trás da Câmara Municipal da Covilhã a partir das 22 horas da próxima sexta-feira.

 

 

 

 

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados