As mulheres com inscrição atualizada no centro de saúde, recebem uma carta-convite com indicação da data e hora de realização do exame, que decorrerá de segunda a quinta-feira, das 9h às 19h ou até às 17h30 de sexta-feira. Segundo a LPCC, verificam-se muitas faltas ao rastreio devido à desatualização dos dados residenciais nos registos dos centros de saúde, apelando, por isso, à atualização dos mesmos.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro solicita ainda que os utentes respeitem o horário de marcação do exame, de forma a evitar ajuntamentos e que levem a sua máscara e o cartão de cidadão.
O exame mamográfico deve ser repetido de dois em dois anos “de forma a garantir uma prevenção eficaz”. O cancro da mama é o mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro. Em Portugal, são detetados cerca de seis mil novos casos de cancro da mama, sendo que 1200 a 1500 mulheres morrem com a doença.
Apesar de se observar tendencialmente um aumento de novos casos deste tipo de cancro, verifica-se uma diminuição progressiva da mortalidade e um aumento da taxa de sobrevivência, “o que se deve, por um lado, à introdução do diagnóstico precoce através de programas de rastreio que detetam lesões malignas em estado inicial e, por outro, à introdução de tratamentos cada vez mais eficazes e menos agressivos”.
c/ Lara Cardoso
c/ Lara Cardoso