A caneta de leitura digital resulta de uma necessidade identificada pelo grupo de Educação Especial do AERS. Trata-se de um recurso inovador que estimula a leitura autónoma de textos impressos, que lê em alta voz e em português. “Uma ferramenta importante para a inclusão de crianças com PAE, nomeadamente com dislexia ou outras dificuldades de leitura, mas também para crianças com algumas dificuldades na visão”, esclarece o Município de Penamacor em nota de imprensa.
Para além deste instrumento, o órgão municipal adquiriu também um Manuel de Diagnóstico de Perturbações Mentais “com o intuito de dotar o serviço de Psicologia e Orientação Escolar do AERS de um recurso que permita aos técnicos de psicologia do agrupamento orientar a sua prática no âmbito do apoio educativo e avaliação psicológica”. Outra das necessidades identificadas, desta vez, pelo grupo de psicologia e direção do Agrupamento Ribeiro Sanches.
Ambas as aquisições foram efetuadas no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), que pretende desenvolver medidas educativas para a promoção da inclusão, do sucesso escolar e da redução e prevenção do abandono escolar precoce.
c/ Lara Cardoso