RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"SINFONIA À IDANHA": UMA CELEBRAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL
Rádio Cova da Beira
O Centro Cultural Raiano, no passado sábado (2 de julho), foi palco da estreia de “Sinfonia à Idanha”, a obra original da Filarmónica Idanhense que homenageia as gentes e tradições do concelho. O espetáculo pôs 80 músicos em palco, numa celebração da identidade cultural de Idanha-a-Nova, a Cidade Criativa da Música da UNESCO.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Jul de 2022

Com quatro andamentos sobre música tradicional do concelho, a obra foi apresentada não só pela Filarmónica Idanhense, mas também pelas Adufeiras de Idanha e o grupo de cantares tradicionais da Universidade Sénior do concelho. Três instituições que, aos olhos do vereador da cultura da Câmara Municipal, João Carlos Sousa, têm sido fundamentais para o “selo” da UNESCO.

“Hoje temos em palco a Filarmónica Idanhense, as Adufeiras do Rancho Etnográfico e grupos cantares da Universidade Sénior, numa demonstração de vitalidade cultural que, no concelho e fora dele, facilmente se reconhece. Isto só demonstra que a aposta do Município na cultura é uma aposta ganha, com pilares bem sustentados e uma visão de futuro”, afirmou João Carlos Sousa, citado em nota de imprensa.

Com a responsabilidade que a “Cidade Criativa da Música” acarreta, o vereador municipal garante que a Câmara “continuará, como sempre fez até aqui, a apostar fortemente na cultura como meio de desenvolvimento económico e social”.

“Sinfonia à Idanha”, a obra que proporcionou a “celebração da identidade cultural de Idanha-a-Nova”, conta com arranjos de Carla Perquilhas Costa e orquestração de João Abrantes.

 

 

 

De: Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados