RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ARRANCA O FESTIVAL INTERNACIONAL CIDADE DO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
A Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), em parceria com o Município do Fundão, realiza, a partir desta segunda-feira, 4 de julho, até sábado, 9 de julho, o Festival Internacional Cidade do Fundão. A competição dá sequência ao Concurso Internacional Cidade do Fundão que durante duas décadas recebeu no Fundão músicos de Portugal e do estrangeiro.
Por Paulo Pinheiro em 04 de Jul de 2022

Este ano, a Academia de Música e Dança do Fundão, com o apoio do Município do Fundão, renova o concurso transformando-o no “Festival Internacional Cidade do Fundão”, a realizar entre 04 e 09 de Julho, num formato com espaços diferenciados: masterclasses, concurso, concertos e showcase, desenvolvido em parceria com a Artway.

 

 

“Julgamos que esta aposta renovada representa um reforço do percurso realizado, ao mesmo tempo que alarga horizontes, proporcionando ofertas diferenciadoras para que os jovens de diversas geografias de Portugal e do mundo se possam encontrar na linguagem universal que a música congrega”, refere o provedor da SCMF.

 

 

Para o presidente da CMF, mais do que nunca, precisamos de cultura e arte para dar alento à Humanidade. “Daí que venha em boa hora esta transfiguração do Concurso em Festival Internacional “Cidade do Fundão”, com novas vertentes e legítimas ambições. Assente em sólidos alicerces, a Academia de Música e Dança do Fundão não se acomoda e ousa dar um passo em frente. Uma boa notícia que de bom grado apoiamos, como sempre fizemos”, sublinha.

 

 

Mais Paulo Fernandes sustenta ainda que esta “nova aventura” ocorre precisamente num momento em que o Fundão “também ousa assumir a sua abertura ao mundo e se encontra em pleno processo de metamorfose identitária. Não poderia ser de outra forma, o mundo estanque de outrora acabou. Independentemente da origem ou das razões de quem nos procura, o Fundão é hoje uma Terra de acolhimento. A cidadania, a diversidade e a liberdade passam por aqui. Cultivam-se por aqui. Este é o nosso presente e o nosso futuro”, frisa.

 

O novo evento cultural e formativo, Festival Internacional Cidade do Fundão, tem quatro áreas em destaque: concurso, master classes, showcase e concertos. De acordo com a AMDF, o Festival irá proporcionar o contacto com outras orientações técnicas e pedagógicas;revelar e incentivar jovens intérpretes; divulgar a música de compositores portugueses.

 

 

 

As anteriores quatro variantes do Concurso Internacional Cidade do Fundão passam a duas de forma alternada. este ano, por sorteio, são violoncelo e guitarra. Podem candidatar-se músicos até aos 25 anos num total de cinco níveis.

 

 

As Master classes terão como professores Gabor Szabo no violino e António Rosado no piano. O número de alunos será limitado a um total de 13 inscrições para a master classe de piano e a 16 na master classe de violino.

 

 

 

O Showcase será desenvolvido em parceria com a plataforma de apoio a novos talentos e jovens artistas emergentes em Portugal «Artway Showcase». "Pretende-se associar a arte, experiência e vivência de cada um dos intervenientes num registo de partilha que será observado por um público diversificado", refere a organização.

 

 

 

Os Concertos consistem na apresentação pública de vencedores de anteriores edições do Concurso Cidade do Fundão, bem como os novos talentos e instrumentistas consagrados no Festival Internacional Cidade do Fundão.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados