RCB/TuneIn
Sábado, 13 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
AR APROVA VOTO DE CONGRATULAÇÃO À ORQUESTRA SEM FRONTEIRAS
Rádio Cova da Beira
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, Nuno Fazenda, Paula Custódio Reis e Tiago Soares Monteiro, foram primeiros subscritores de um voto de congratulação à Orquestra sem Fronteiras, pela atribuição do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2022.
Por Paulo Pinheiro em 28 de Jun de 2022

A iniciativa do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República (AR), tendo como primeiros três subscritores os deputados eleitos pelo circulo de Castelo Branco, foi aprovada no dia 21 de junho, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, tendo o acolhimento unânime e voto favorável de todos os grupos parlamentares. O voto de congratulação foi posteriormente lido em plenário da Assembleia da República, no dia 24 de junho, sendo aplaudido por todos os Deputados presentes no hemiciclo.

 

 

A decisão dos deputados pretende saudar "o projeto diferenciador que leva a música clássica a freguesias em risco de exclusão social e cultural", num trabalho que conta com mais de 150 jovens músicos, e "onde a componente formativa e da pedagogia musical existe para servir a faixa rural e raiana".

 

 

"De forma gratuita e itinerante, a Orquestra sem Fronteiras cumpre com os desígnios da coesão territorial e do combate ao isolamento social, promovendo em muitas das aldeias um primeiro contacto com a música clássica tocada ao vivo", sublinham os deputados.

 

 

A Orquestra Sem Fronteiras, projeto sinfónico dirigido pelo maestro Martim Sousa Tavares, sediada em Idanha-a-Nova (Castelo Branco) venceu o prémio gerido pelo Parlamento Europeu, em parceria com a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, que destaca o trabalho quotidiano desenvolvido por jovens para reforçar a democracia europeia, apoiando a sua participação ativa na construção do futuro da Europa.

 

Criada em 2019, a Orquestra sem Fronteiras tem como objetivos apoiar e fixar o talento jovem no Interior do país, promovendo os valores de cooperação e integração transfronteiriça.


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados