RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“TERRA BATIDA” NO ESPAÇO PONTES
Rádio Cova da Beira
Na quinta-feira, 30 de junho, a galeria situada na Rua João Franco (Fundão) inaugura a exposição de Maria Ana Vasco Costa. Uma mostra cujo material de eleição é a cerâmica, como quase todas as obras da artista lisboeta, e que surgiu “como exercício de libertação”. “Terra Batida” abre portas a partir das 16 horas.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Jun de 2022

Maria Ana Vasco Costa é artista visual e a sua prática centra-se, essencialmente, em escultura e intervenções sites-specific utilizando o barro como matéria prima basilar. Licenciou-se em Arquitetura, mas completou a sua formação em cerâmica no Ar.Co-Centro de Arte e Comunicação Visual, onde trabalha atualmente como corresponsável pelo departamento de Cerâmica.

 

A artista lisboeta já recebeu três Surface Design Awards UK e expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, em mostras coletivas ou individuais, como é agora ao caso de “Terra Batida”, que estará em exposição no Espaço Pontes, no Fundão.

 

“Na verdade esta exposição surge como exercício de libertação, e por isso o próprio desenho que normalmente aparecia em grande escala, agora se desfaz, e é literalmente cortado em pedaços pequenos que acabam por ocupar o espaço da galeria de outra forma, pontuada, cheia de espaços vazios, mas que através do ritmo padrão acaba por unificar todo o espaço”, explica Maria Ana, numa conversa com Vera Appleton, da Associação cultural com o mesmo nome que promove, em conjunto com o projeto Pontes, esta iniciativa.

 

As peças de Maria Ana Vasco Costa vão estar na galeria fundanense com “mais terra, mais cerâmicas, mais barro cozido apenas, sem o tal acabamento final” que muitas vezes chama a artista.

 

A exposição é inaugurada na próxima quinta-feira, 30 de junho, a partir das 16 horas e está patente até ao dia 9 de setembro, podendo ser visitada gratuitamente.

 

 

De: Lara Cardoso


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados