RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CULTURA EM REDE NA COVILHÃ
Rádio Cova da Beira
No âmbito da programação cultural do festival “Cultura em Rede”, que está a ser desenvolvido pela comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o largo do Calvário, na Covilhã, recebe esta sexta-feira o espectáculo multidisciplinar “Cabrália 16º sul, 39º oeste”, centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e na descoberta do Brasil.
Por Nuno Miguel em 24 de Jun de 2022
Todos os quadros evocados seguem uma ordem cronológica e pretendem centrar a atenção dos espectadores numa sequência narrativa que salienta momentos históricos, mas também populares, de forte emotividade.
Centrado na música, o espetáculo é enriquecido por momentos teatrais, efeitos sonoros inesperados e projeção de imagens animadas. Um narrador vai comentando alguns dos quadros da história, a partir de textos de Dario Gonçalves. Algumas canções têm texto deste escritor belmontense, mas também se ouvem textos de Fernando Pessoa e de Pêro Vaz de Caminha. 
A música, composta por Hélder Filipe Gonçalves, tenta não só evocar as sonoridades da época, como também trazer atualidade às sonoridades musicais apresentadas. Elementos musicais mais atonais, assim como outros que usam compassos mistos, têm não só o propósito de mostrar como evolui a narrativa como também levar os músicos a ficarem familiarizados com outros recursos menos usuais. 
Os alunos da escola de música do centro de cultura Pedro Álvares Cabral, bem como o grupo Aquilo Teatro, o grupo de bombos do rancho folclórico da casa do povo de Souto da Casa e o projecto “Jump” são os intervenientes na construção do espetáculo. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados