RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FEIRA IBÉRICA DE TEATRO REGRESSA AO FUNDÃO COM 16 ESPETÁCULOS
Rádio Cova da Beira
A Feira Ibérica de Teatro (FIT) regressa à cidade do Fundão para a sua terceira edição. Este ano a FIT decorre entre os dias 29 de junho e 2 de julho e leva, a vários espaços do município, 16 propostas de teatro, dança, circo e rua das mais diversas companhias portuguesas e espanholas.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Jun de 2022

 

O auditório da Moagem, o Octógono, o Multiusos, a Praça Amália Rodrigues e a Praça do Município foram os locais escolhidos para serem palco das propostas artísticas, recebidas pela organização da FIT. Em 2022 foram 571, oriundas de 11 países.

 

 

No dia 29 de junho, a primeira companhia a subir ao palco é a Karlik Teatro Danza y Teatro das Beiras, com o espetáculo “Quem se chama José Saramago”, uma produção conjunta entre portugueses e espanhóis que entra em cena às 12 horas, no Octógono do Fundão. Às 17h, o palco será o auditório da Moagem, onde a espanhola Tartana, Sol y Tierra, Tropos apresenta “La primera noche de los niños pájaro” e, antes do último espetáculo da noite, “#Queoscurezca”, da 199 Danza Rodante que estará às 21h45 no Pavilhão Multiusos, as Adufeiras do Paul apresentam os “Cantos da Terra”, em jeito de sessão de abertura, na Quinta Pedagógica do Fundão.

 

 

No segundo dia de Feira, 30 de julho, os espetáculos começam no Octógono, com a companhia espanhola Teatro Corsário e a sua peça “Celestina Infernal”. Segue-se, durante a tarde, o teatro “El Amo” da Panpán Teatro, no auditório da Moagem, e os Spinish Circus com “Peus Dalt”. O dia termina com uma companhia portuguesa, os Peripécia Teatro e a peça “Fardo” no Pavilhão Multiusos.

 

 

 

O dia 1 de julho abre com “A gravidade de um pássaro”, um espetáculo da companhia portuguesa Mente de Cão, sendo que, a partir das 17 horas, entre a o auditório da Moagem e a Praça Amália Rodrigues vão estar em cena os Esquiva Companhia de Dança, com “Acts of cod” e os Circ About It com “Loop”, respetivamente. O espetáculo da noite é oferecido pela companhia Gato Sa e intitula-se “Vai Vem”.

 

 

A Feira Ibérica de Teatro reserva, para o último dia, 2 de julho, a apresentação de “Titiriscópio” pelos espanhois Arawake +, a ter lugar às 10h30 na Praça do Município, bem como a peça “Magalhães e Elcano” da Ajidanha e “Ninho” da Particulas Elementares. Da parte da tarde, a Praça do Município volta a ser palco, desta vez da companhia de circo La Banda Teatro, com a performance “Kimera” e a atividades da terceira edição da FIT terminam com o Rui Paixão e Holy Clowns e a peça “Albano”.

 

 

Durante os quatro dias de Feira, haverá espaço para atividades do foro profissional, como é o caso das discussões em torno de estratégias e projetos de mediação de públicos, assim como os encontros comerciais, que visam promover o trabalho de programadores, distribuidores e companhias, estabelecendo entre eles contactos de forma a abrir oportunidades de negócio. 

 

 

 

 


 

 

De: Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados