RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA ARTISTA UCRANIANA
Rádio Cova da Beira
Um bombardeamento ao Museu da História de Ivankiv, na Ucrânia, destruiu algumas das obras da pintora Maria Prymachenko. A Biblioteca Municipal da Covilhã criou uma exposição em homenagem à artista de renome mundial. “Maria Pyrmachenko” é uma mostra coletiva reproduzida por alunos do 2º ciclo do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jun de 2022

A mostra "Maria Pyrmachenco" é composta por  um conjunto de desenhos inspirados na obra da artista ucraniana, realizados pelos alunos do grupo disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica e que estarão patentes até dia 30 de junho, na biblioteca municipal covilhanense.

 

 

 

Maria Prymachenko nasceu em 1909 numa aldeia perto de Chernobyl e é conhecida mundialmente pelos seus desenhos, bordados e pintura cerâmica, tendo sido uma das principais representantes da arte naïf da Ucrânia. Em 1937 recebeu uma medalha de ouro na exposição mundial de Paris, com rasgados elogios de outros artistas, como Pablo Picasso que declarou "Curvo-me diante do milagre artístico desta brilhante ucraniana".

 

 

 

A artista foi ainda laureada com o Prémio Nacional da Ucrânia, estando a sua imagem e obra intitulada “Ukrainian Sunflower”, nas faces de uma das moedas do país, da mesma forma que o seu nome está associado ao bairro de Kiev, outrora conhecido como Likhachev. O ano de 2009 foi declarado, pela UNESCO, o ano de Maria Prymachenko, ainda que tenha falecido em 1997.

 

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, com entrada gratuita.

 

 

 

c/ Lara Cardoso 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados