Na primeira sessão de Verão 2022 na Biblioteca Comunitária de Alcains vão estar em destaque autores nascidos em junho, a começar por Fernando Pessoa, mas também Leopoldo María Panero, Joaquim Cardoso Dias e Rui Zink, os três nascidos a 16 de Junho.
A sessão na Ermida de Santa Apolónia servirá também para recolha dos livros emprestados na Feira do Queijo de Alcains, em abril; em que a Biblioteca Comunitária participou e emprestou dezenas de livros a leitores residentes em locais tão diversos como Lisboa, Orjais, Póvoa de Rio de Moinhos, Belmonte, Castelo Branco, e, naturalmente, em Alcains; que visitaram a Feira. A atividade contou com bibliotecários voluntários que tiveram a sua primeira experiência no empréstimo de livros.
A Biblioteca Comunitária de Alcains contou com o voluntariado de Maria das Dores Ferreira, Aniceto Godinho, da fadista Raquel Maria, Maribel Nunes, Zélia Duarte e Rodrigo Cruz Silva, durante os três dias da Feira do Queijo de Alcains.
Os responsáveis da biblioteca recordam que os leitores que levaram livros de empréstimo podem entregá-los nesta sessão ao ar livre da Biblioteca Comunitária de Alcains que terá ainda mais um autor em destaque: Machado de Assis, que nasceu no dia 21 de Junho e cuja biografia, de Luís Viana Filho, uma edição da Lello & Irmão – Editores passa a partir do dia 19, a integrar o espólio da Biblioteca Comunitária.
"A Biblioteca Comunitária de Alcains é uma alternativa às Bibliotecas públicas convencionais e que a sua principal função é divulgar e promover os livros de autores de referência, com especial destaque pelos escritores de Língua Portuguesa. E a partir dos livros da Biblioteca organizar debates e conferências com temas de interesse comum", frisa.
Durante a Programação Verão 2022, que decorrerá de junho a agosto, a Biblioteca Comunitária de Alcains fará uma deslocação ao Parque da Cidade de Castelo Branco; outra à Lardosa; e visitará vários espaços, sempre ao Ar Livre, da Vila de Alcains.