RCB/TuneIn
segunda, 26 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: EQUIPA "UMONITOR" VENCE CONCURSO
Rádio Cova da Beira
O projeto de alunas do Mestrado em Ciências Biomédicas da UBI que apresenta uma solução para os doentes que tomam regularmente anticoagulantes orais venceu a quinta edição do Hackathon Mundo Biomédico, um concurso para ideias nas áreas da saúde e ciências da vida.
Por Paulo Pinheiro em 28 de May de 2022

 

A Universidade da Beira Interior anunciou que a equipa uMonitor venceu a 5ª edição do Hackathon Mundo Biomédico, recebendo um prémio no valor de 350 euros. As alunas apresentaram uma solução para os doentes que tomam regularmente anticoagulantes orais. A ideia passa por um sensor com microagulha colocado na pele para medição dos valores de INR (Rácio Internacional Normalizado) e cálculo da dose mais adequada a ser administrada àquele paciente.

 

A final teve lugar no dia 26 de maio, no UBImedical | UBIExecutive, pelo 5.º ano consecutivo. O concurso centra-se nas áreas da saúde e ciências da vida e destina-se a alunos destas áreas. É organizado pelo docente da FCS/CICS-UBI, Eduardo Cavaco, e Dina Pereira, do Ubimedical.

 

Além da uMonitor, estiveram a concurso as ideias da GlicoChip (medição de níveis de glucose por um “chip” intradérmico), da Lab-on-a-Cup (copo com biossensores integrados para a deteção de algumas Doenças Sexualmente Transmissíveis na urina), da Multi-Prick (sistema de “pipeta multicanal” para diagnóstico de alergias), da ProxyEye (pulseira com diversos sensores para detecção de situações inesperadas no quotidiano de pessoas com problemas visuais) e da S&S EngSaúde (sistema de suporte à decisão para classificação do grau de severidade da doença de Parkinson).

 

A seleção da equipa vencedora esteve a cargo de um júri composto por Dina Pereira, gestora da UBImedical, Vasco Lopes, CEO da DeepNeuronic, e João Milheiro, Lab Manager do Fab Lab Aldeias do Xisto.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados