RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“CADERNOS DO DOMINGUIZO” APRESENTADO NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
No próximo sábado, 28 de maio, a biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, recebe, a partir das 17h, a apresentação do livro “Cadernos do Dominguizo”, de Ana Marques Pereira. O dia antes, 27 de maio, o livro será apresentado no salão nobre da câmara da Covilhã, às 18h.
Por Paula Brito em 24 de May de 2022

Trata-se de uma obra que consiste num estudo e transcrição de manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo, onde viveram vários elementos da família Leal Castello-Branco, nomeadamente a Viscondessa do Dominguizo.

 

Adquiridos e resgatados do esquecimento por Ana Marques Pereira, os cadernos manuscritos da Casa do Espírito Santo, no Dominguizo (Covilhã), registam o receituário de culinária da família Leal Castello Branco, no início do século XIX, “mais de 200 receitas de culinária que documentam uma realidade local à época, bem como a riqueza e cosmopolitismo desta família nobre da Beira Baixa”.

 

Ana Marques Pereira é médica e investigadora em História da Alimentação, tendo publicado vários livros sobre a temática, nomeadamente, “Mesa Real”, “Cozinhas. Espaço e Arquitectura”, “A manteiga em Portugal”, “Receitas e Truques para Doentes Oncológicos”, “Licores de Portugal (1889-1980)”, “Ginjinha Portuguesa”, “Do comer e do falar…” (Prémio da Academia de Gastronomia Portuguesa em 2016).

 

Colaborou ainda nos livros “Bragança Marca a História e Mesa dos Reis de Portugal” e é responsável pelo blogue Garfadas Online.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados