No âmbito desta iniciativa decorrem, no sábado, dia 21 de maio, na Casa do Barro, no Telhado, os ateliers “Pintura em Azulejo” e “Impressão 3D Cerâmica”.
O atelier “Pintura em Azulejo” realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 e será dinamizada por Cátia Pires. Neste atelier são ensinadas técnicas básicas de pintura em azulejo criativo e terá o custo de cinco euros, com materiais incluídos.
O atelier “Impressão 3D Cerâmica” é dinamizado por Cátia Pires e Inês Carmo, entre as 14h00 e as 16h00, e terá o custo de dois euros, com materiais incluídos. O evento proporciona aos participantes noções básicas de impressão 3D com cerâmica.
Para participar nestes ateliers deverá fazer a sua inscrição através do e-mail casadobarro.telhado@gmail.com.
Às 12h00, é ainda realizada uma visita guiada à exposição “Módulos para Ver” da artista Marta Amaro.
A cerâmica é um material ancestral, dos mais remotos da Humanidade, que junta os quatro elementos base da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo e as diversas cidades e vilas portuguesas ligadas à cerâmica irão promover experiências produtivas com este material e visitas a museus, oficinas e ateliers.
Em Portugal, a iniciativa será promovida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, que irá assinalar o seu quarto aniversário, no próximo dia 27 de maio, com uma visita ao centro cerâmico do Fundão.
A Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC) foi criada a 20 de abril de 2018, com o objetivo de defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como a promoção da criação artística e a difusão cerâmica tradicional e contemporânea.
Esta associação reuniu à partida os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Posteriormente já aderiram a esta associação os municípios de Porto de Mós, Oliveira do Bairro, Leiria, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fundão, Loures e Vila Real.