RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“BOM DIA CERÂMICA” NO FUNDÃO
Rádio Cova da Beira
As cidades europeias cerâmicas, entre as quais o Fundão, no próximo fim-de-semana, 21 e 22 de maio, acolhem a iniciativa “Bom Dia Cerâmica”, com a dinamização de diversas atividades que permitam chamar a atenção dos cidadãos para a cerâmica.
Por Paulo Pinheiro em 19 de May de 2022

No âmbito desta iniciativa decorrem, no sábado, dia 21 de maio, na Casa do Barro, no Telhado, os ateliers “Pintura em Azulejo” e “Impressão 3D Cerâmica”.

 

O atelier “Pintura em Azulejo” realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 e será dinamizada por Cátia Pires. Neste atelier são ensinadas técnicas básicas de pintura em azulejo criativo e terá o custo de cinco euros, com materiais incluídos.

 

O atelier “Impressão 3D Cerâmica” é dinamizado por Cátia Pires e Inês Carmo, entre as 14h00 e as 16h00, e terá o custo de dois euros, com materiais incluídos. O evento proporciona aos participantes noções básicas de impressão 3D com cerâmica.

 

Para participar nestes ateliers deverá fazer a sua inscrição através do e-mail casadobarro.telhado@gmail.com.

 

Às 12h00, é ainda realizada uma visita guiada à exposição “Módulos para Ver” da artista Marta Amaro.

 

A cerâmica é um material ancestral, dos mais remotos da Humanidade, que junta os quatro elementos base da natureza: Terra, Água, Ar e Fogo e as diversas cidades e vilas portuguesas ligadas à cerâmica irão promover experiências produtivas com este material e visitas a museus, oficinas e ateliers.

 

Em Portugal, a iniciativa será promovida pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, que irá assinalar o seu quarto aniversário, no próximo dia 27 de maio, com uma visita ao centro cerâmico do Fundão.

 

A Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC) foi criada a 20 de abril de 2018, com o objetivo de defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como a promoção da criação artística e a difusão cerâmica tradicional e contemporânea.

 

Esta associação reuniu à partida os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Posteriormente já aderiram a esta associação os municípios de Porto de Mós, Oliveira do Bairro, Leiria, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fundão, Loures e Vila Real.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados