RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: DE CONCURSO A FESTIVAL
Rádio Cova da Beira
A Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), em parceria com o Município do Fundão, realiza, de 4 a 9 de julho, o Festival Internacional Cidade do Fundão. A competição dá sequência ao Concurso Internacional Cidade do Fundão que durante duas décadas recebeu no Fundão músicos de Portugal e do estrangeiro.
Por Paulo Pinheiro em 19 de May de 2022

O novo evento cultural e formativo, Festival Internacional Cidade do Fundão, tem quatro áreas em destaque: concurso, master classes, showcase e concertos. De acordo com a AMDF, o Festival irá proporcionar o contacto com outras orientações técnicas e pedagógicas;revelar e incentivar jovens intérpretes; divulgar a música de compositores portugueses. 

 

As anteriores quatro variantes do Concurso Internacional Cidade do Fundão passam a duas de forma alternada. este ano, por sorteio, são violoncelo e guitarra. Podem candidatar-se músicos até aos 25 anos num total de cinco níveis. As taxas de inscrição variam entre os 25 e os 60 euros. Estão contemplados prémios monetários, entre os 75 e os 800 euros, para os primeiros três classificados de cada um dos cinco escalões em competição. 

 

As Master classes terão como professores Gabor Szabo no violino e António Rosado no piano. O número de alunos será limitado a um total de 13 inscrições para a master classe de piano e a 16 na master classe de violino. Os participantes externos podem inscrever-se pagando uma taxa de 70 euros, os alunos da AMDF pagam 55 euros.  

 

O Showcase será desenvolvido em parceria com a plataforma de apoio a novos talentos e jovens artistas emergentes em Portugal «Artway Showcase». "Pretende-se associar a arte, experiência e vivência de cada um dos intervenientes num registo de partilha que será observado por um público diversificado", refere a organização.

 

Os Concertos consistem na apresentação pública de vencedores de anteriores edições do Concurso Cidade do Fundão, bem como os novos talentos e instrumentistas consagrados no Festival Internacional Cidade do Fundão.Todas as informações sobre o evento podem ser obtidas no sítio da AMDF em www.amdf.pt e nas redes sociais da escola de ensino artístico da Santa Casa da Misericórdia do Fundão.

 

O director da Academia de Música e Dança do Fundão, João Correia, é convidado de uma das próximas edições do programa RCB "Flagrante Directo". A acompanhar. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados