RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
Rádio Cova da Beira
Reforçar a ligação entre o museu arqueológico municipal José Alves Monteiro e a comunidade é o principal objectivo do conjunto de actividades que vão decorrer esta quarta-feira naquela estrutura museológica para assinalar o dia internacional dos museus.
Por Nuno Miguel em 17 de May de 2022
Pelas 09:00 vai decorrer a abertura da exposição “O Museu Visto pelas Crianças”, que resulta dos trabalhos realizados pelos alunos de quatro ano dos agrupamentos de escolas do concelho e que pretende destacar “a importância do Museu na constituição de memórias culturais nas futuras gerações, herdeiras do património cultural do território” refere o município em comunicado. 
Uma acção que vai ser dinamizada em conjunto com a “oficina de mosaico romano”, onde as crianças “vão recriar um painel inspirado numa das expressões artísticas mais conhecidas desta civilização, com presença no arqueossítio romano do Ervedal, em Castelo Novo, que se encontra em processo de classificação”.
A partir das 10:00 no salão nobre da câmara municipal o politólogo Carlos Serrano e o director do museu, Pedro Salvado, vão apresentar o caderno didático “casa das memórias António Guterres”. Este caderno é o quarto volume da coleção “Pequena Biblioteca das Memórias”, dedicada à comunidade escolar e que propõe uma visita a algumas unidades museológicas incluídas na rede de casas e lugares do sentir. Com ilustrações de Teresa Domingues, o caderno tem textos de Alcina Cerdeira, vereadora da Câmara Municipal do Fundão, André Mota Veiga, Moana Soto e Rita Guterres.
Pelas 11:00 vai realizar-se o encerramento do projecto “Memórias da Travessia” que foi Prémio Ibermuseus 2020 na área da educação.  Ao longo do dia, as visitas ao Museu serão gratuitas e guiadas, com ênfase no mote “onde estão os poderes na exposição arqueológica do Museu?”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados