RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALMA AZUL APRESENTA LIVRO EM ALCAINS
Rádio Cova da Beira
A Alma Azul apresenta no próximo domingo, dia 22, entre as 9 e as 11 horas, o livro “Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”, com coordenação de Elsa Ligeiro, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains.
Por Paulo Pinheiro em 16 de May de 2022

A apresentação  decorre no recinto da Capela onde se celebra a Romaria em Honra de Santa Apolónia, uma das romarias incluídas no livro. As outras cinco são a Senhora de Mércoles, de Castelo Branco; Santa Bárbara, da Lousa; Senhora da Orada, de São Vicente da Beira; o Anjo da Guarda, de Alpedrinha; e São Macário, do Alcaide.

“Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”  é uma obra que nasce no segundo confinamento obrigatório "e dá resposta a necessidades básicas de sobrevivência da editora Alma Azul em tempo de pandemia", refere a editora.

De acordo a Alma Azul, o livro foi realizado com fracos recursos de tempo e de orçamento; e em regime de precaridade, pretendeu a autora com esta obra "iniciar um caminho diferenciado na abordagem da memória e com ela criar uma relação literária com a etnografia".

Rejeitando que são as imagens que contêm a grande leitura simbólica da religiosidade e das festividades comunitárias; pretendeu integrar a Escrita e a Leitura numa representação literária do ancestral e praticar uma reflexão sobre os rituais que sobrevivem em plena idade tecnológica.

A editora refere ainda que o  livro é também uma abordagem sentimental às romarias mais próximas da autora; daí este ser este apenas o primeiro volume.

O segundo volume, com saída prevista em 2023, integrará mais seis romarias, com grande destaque para a Senhora do Almortão, em Idanha-a-Nova; e a Santa Luzia, no Castelejo; como romarias maiores do distrito de Castelo Branco.

Mas continuará ainda assim a pensar as pequenas comunidades e os seus recursos de preservação da sua identidade. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados