RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: CLÁSSICOS E BOMBEIROS EM EXPOSIÇÃO
Rádio Cova da Beira
O Museu de Arte Sacra da Covilhã recebe, no próximo domingo, 8 de maio, a partir das 17h a inauguração da mostra “Criações: O Fascínio do Pequeno”, da autoria de Honorato Berto. São 35 réplicas em miniaturas de veículos clássicos e de bombeiros, desde os finais do século XIX até à década de 70 do século XX e representativos de vários países.
Por Paulo Pinheiro em 06 de May de 2022

 

As peças são elaboradas pelo artista “com rigor e detalhe”, através do registo fotográfico do veículo à época e com recurso a materiais reciclados como cartão, caricas, botões, cordões, metais e outros.

 

Honorato Nogueira Berto, de 74 anos de idade, é natural da Covilhã e foi chefe dos bombeiros voluntários daquele concelho, quadro de honra e, atualmente, é proprietário de um estabelecimento comercial no centro da cidade.

 

Assume-se como um autodidata, já que recria modelos de automóvel com minúcia e rigor no detalhe, a partir de material diverso que recicla. A paixão pelos carros e pela missão dos “soldados da paz” levou-o, então, a criar réplicas de veículos clássicos e de corporações internacionais. Apesar da exposição mostrar apenas 35 miniaturas, a coleção particular de Honorato Berto conta com cerca de 160 réplicas.

 

A inauguração está marcada para o dia 8 de maio e será acompanhada de um momento musical proporcionado pela Banda da Covilhã, ficando patente ao público até ao dia 17 de junho. “Criações: Fascínio do Pequeno” pode ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada gratuita.

 

 

 

 

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados