José Antunes Marmelo e Silva nasceu no Paul, concelho da Covilhã e estudou no Seminário do Fundão, assim como noutras escolas secundárias da Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra e concluiu, em 1940, a licenciatura em Filologia Clássica na Faculdade de Letras de Lisboa. Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, na revista Presença, de Coimbra e na década de 60 no Diário de Notícias e na revista Seara Nova.
Entre as suas publicações destacam-se "O Homem que Abjurou a Sociedade - Crónicas de Amor e do Tempo" (1932); "Sedução" (1937); "Depoimento" (1939); "O Sonho e a Aventura" (1943); "Adolescente" (1948); "Adolescente Agrilhoado" (1958); "O Ser e o Ter" (1968); "Anquilose" (1968); "Desnudez Uivante" (1983) entre outros.
Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho, cidade onde residiu até falecer, em 1991, e condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo Presidente da República em 1988.
A cerimónia de homenagem será realizada com o descerramento de um retrato em estátua do escritor, concebido pelo escultor Artur Moreira. Posteriormente, haverá uma conversa informal em torno da bibliografia do autor, pela professora Isa Vitória Severino, doutorada em literatura. O momento da distinção será ainda acompanhado por momentos musicais do Grupo de Danças e Cantares do Paul e pela Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI).
De: Lara Cardoso