RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
EXPOSIÇÃO E MESA REDONDA EM LAVACOLHOS
Rádio Cova da Beira
A casa do bombo, em Lavacolhos, vai acolher no próximo domingo uma exposição e mesa redonda subordinada ao tema “construção de bombos e caixas no concelho do Fundão no inventário nacional do património cultural imaterial”.
Por Nuno Miguel em 04 de May de 2022
A direcção geral do património cultural publicou no dia 25 de Fevereiro deste ano, em Diário da República, a inscrição da construção de bombos e caixas no concelho do Fundão no inventário nacional do património cultural imaterial.
No seguimento da proposta do departamento de bens culturais foi decidido inscrever a manifestação sobre construção de bombos e caixas no concelho do Fundão com “salvaguarda urgente” neste inventário. Um processo que foi desencadeado pelo município do Fundão, com o objectivo de “ajudar a preservar o método de construção de bombos e caixas, assim como todo o conhecimento e a forma única e diferenciada como se toca este instrumento no concelho”.
A iniciativa do próximo domingo é composta pela exposição “Natalino do Rosário Alves – O Construtor de Bombos”, a que se segue uma mesa redonda com a participação de Luís Marques, presidente da associação de salvaguarda do património cultural e imaterial, o etnomusicólogo José Alberto Sardinha e Pedro Salvado, director do museu arqueológico do Fundão.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados