RCB/TuneIn
Segunda, 04 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: ENCONTROS COM SAM PECKINPAH
Rádio Cova da Beira
Os Encontros Cinematográficos estão de regresso à Moagem – Cidade do Engenho e das Artes. A 12º edição decorre entre os dias 11 e 15 de maio e traz a estreia de um filme de Sam Peckinpah, realizador americano que vai estar em destaque no seminário internacional de cinema do Fundão.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Apr de 2022

O evento, “que se tem consolidado nacional e internacionalmente como um ponto de encontro crucial entre diversos autores e a comunidade”, traz à cidade 13 convidados especiais e 10 filmes para assistir, para além de outras atividades programadas, como é o caso de visitas a exposições, mesas redondas e concertos.

 


Na quarta-feira, 11 de maio, às 21h30, a sessão de cinema é promovida pelo Cineclube Gardunha, onde será visto, pela primeira vez, o último filme do realizador Sam Peckinpah «O Fim-de-Semana de Osterman – Diretor’s Cut», “tal e qual o montou às escondidas dos produtores”, sendo revelado quase 40 anos depois. Na mesma noite, é ainda a estreia dos documentários «Passion & Poetry: The Ballad of Sam Peckinpah» e «Sam’s final cut», apresentados pelo próprio realizador, Mike Siegel, que tem dedicado grande parte da sua vida ao legado de Sam Peckinpah.

 

 

No dia 12 de maio, será exibido o filme «Paz», dos fundanenses Marta Ramos e José Oliveira, sendo que, a partir das 17 horas, volta o ciclo Sam Peckinpah e Mike Siegel com a apresentação de mais dois filmes.  Já na sexta-feira, dia 13, para além das sessões no auditório d’A Moagem, a Helena Almeida apresenta, às 21h30, o livro «Vaivém» na Biblioteca Eugénio de Andrade e, a partir das 23 horas, haverá um concerto de celebração da vida e obra de Peckinpah no Moto Clube Os Trinca-Cereja. Das 15h às 21h30 de sábado, o espaço é dedicado aos filmes “A Quadrilha Selvagem” e “Cães de Palha” do realizador em destaque.

 

 

O último dia, domingo, 15 de maio, centra-se no ciclo “Guerra e Paz”, onde será inaugurada, às 11 horas, na Casa Vermelha da Rua da Cale, a exposição coletiva «Templo de Amor em Tempos de Guerra», com trabalhos de artistas ucranianos e portugueses “unidos na mesma luta e esperança”. À tarde, as projeções dos filmes «Cross of Iron – A Grande Batalha», «Paz» e o clássico «Três Camaradas», de Frank Borzage, com apresentação do escritor espanhol Miguel Marías.

 

 

A entrada é livre para todas as sessões e atividades, sendo recomendada a marcação prévia na bilheteira do município. Todo o programa pode ser consultado no site oficial dos Encontros Cinematográficos.

 

 

 

O evento é organizado pela Associação ARS e pelo Município do Fundão, em conjunto com a Cinemateca Portuguesa- Museu do Cinema, do Cineclube Gardunha, do Jornal do Fundão e do Canto Redondo.

 

 

 

 

De: Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados