RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BODO DE MONFORTINHO É PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
Rádio Cova da Beira
O Bodo de Monfortinho, no concelho de Idanha a Nova, acaba de ser inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Trata-se de um festejo popular, que este ano completa 150 anos, de agradecimento a Nossa Sra. da Consolação por ter livrado os campos e as searas de uma enorme praga de gafanhotos.
Por Paula Brito Batista em 28 de Feb de 2022

A festa, que se prolonga durante três dias, faz parte do património cultural e social de Idanha a Nova e realiza-se todos os anos, 10 dias depois da Páscoa.

 

A população oferece os alimentos e chega a cozinhar almoços para quase 1000 pessoas, locais e visitantes, incluindo espanhóis, dada a sua proximidade com a fronteira, numa manifestação de abundância e reconhecimento.

 

O Bodo de Monfortinho requer muito esforço e boa vontade das pessoas que são nomeadas todos os anos: três casais que ficam encarregues de a realizar, preservando esta festa única.

 

Para o presidente da Câmara de Idanha a Nova, a elevação do Bodo de Monfortinho a Património Cultural Imaterial Nacional representa “um reconhecimento da enorme riqueza do património cultural do concelho de Idanha a Nova. É fruto da investigação, preservação e valorização desse património”. Refere, em comunicado, Armindo Jacinto.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados