RCB/TuneIn
Quinta, 11 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BOIDOBRA: RANCHO RETOMA TRADIÇÃO E LANÇA LIVRO
Rádio Cova da Beira
Depois de um ano de interregno, o rancho folclórico da Boidobra volta a organizar, com carácter presencial, o almoço de Domingo Gordo. A iniciativa realiza-se esta domingo, 27 de fevereiro, dia em que também é lançado o livro “História, folclore e memória colectiva", da autoria de Paulo Jerónimo.
Por Paulo Pinheiro em 27 de Feb de 2022

É o início do programa comemorativo dos 5o anos de folclore na Boidobra (Covilhã) Este domingo, o rancho da vila retoma a tradição e organiza o almoço do "Domingo Gordo". De acordo com a associação “a tradição do cozido à portuguesa na mesa do domingo gordo, que antecede a terça-feira de Carnaval, encontra alguma expressão na região, visto não ser um domingo qualquer. É o último domingo antes da Quaresma, pelo que, além de ser dia de folia era dia de comer determinadas iguarias fornecidas pelo porco”. 

Depois da matança do porco “que geralmente ocorria por alturas do Natal, uma vez feito o enchido que se punha a secar no fumeiro, as carnes mais gordas juntamente com os ossos e os presuntos, eram guardados na salgadeira (arca com sal normalmente em madeira). Para este dia, enquanto os presuntos continuavam “a tomar do sal” na salgadeira, para o almoço de domingo gordo eram retiradas determinadas carnes, que neste dia tinham um sabor especial, como as orelhas, focinho, chispes e a cauda do animal”. Iguarias que pode encontrar neste almoço que antecede o Entrudo e antes de entrar na Quaresma, que ditava “forte rigor no jejum e abstinência”.

Mas o dia é aproveitado para a colectividade dar início ao programa das comemorações dos 50 anos do folclore na Boidobra, com a apresentação do livro “História, folclore e memória colectiva", da autoria de Paulo Jerónimo. O trabalho é apresentado a partir das 16:00 no edifício da junta de freguesia da Boidobra.

 

 Oiça aqui a informação sobre o livro com Nuno Miguel (RCB): https://bit.ly/3pyJeeB


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados