RCB/TuneIn
Sábado, 13 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FEIRA DAS TRADIÇÕES LEVA MILHARES A PINHEL
Rádio Cova da Beira
Está a decorrer este fim-de-semana a 27ª edição da Feira das Tradições em Pinhel, a feira de tradições e atividades económicas que leva milhares de pessoas àquela cidade do distrito da Guarda. Centenas de expositores, muitos concertos, num regresso à normalidade há muito desejado.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Feb de 2022

O regresso da conhecida Feira de Tradições, para a sua 27ª edição, aconteceu com pompa e circunstância no final da tarde de sexta-feira. Um evento que logo a abrir teve no seu cartaz três nomes de peso e todos da mesma família: Tony Carreira, Mickael e David Carreira, que levaram milhares de pessoas ao recinto localizado na entrada da cidade. Subiram ainda a palco a Academia de Música de Pinhel, a Banda Zinho Zamorano, os 2 Roll e os PutzGrilla. Um cartaz atrativo que se traduziu em muito público neste dia de abertura, mas que tem muito mais para oferecer do que música. Para além dos concertos, o local tem mais de 200 expositores, divididos em três grandes setores.

Um setor é para as freguesias do concelho de Pinhel, em que cada uma dá a conhecer e vende vários produtos regionais e típico das freguesias, assim como as respetivas tradições artesanais e ancestrais que marcam o seu património material e imaterial. Para além das freguesias de Pinhel, existem ainda expositores dedicados a territórios vizinhos, nomeadamente freguesias e cidades espanholas, assim como outras entidades de turismo nacionais e regionais e ainda outras associações e entidades locais, nomeadamente escolas e IPSS. Tem ainda outro setor para as empresas da região, dos vários setores de atividade, promoverem a sua oferta e tentarem angariar novos clientes. Desde arte, a tratores e artigos agrícolas, artesanato, vestuário e muitos outros, várias são as opções para todos os gostos e idades. Por último, tem ainda uma grande secção especificamente dedicada aos sabores gastronómicos da região e de outras regiões também a participar no evento. Desde os reconhecidos vinhos de Pinhel, às suas cavacas, coscorões e frutos secos, para além dos queijos desta região do Vale do Côa e do fumeiro, nomeadamente o da freguesia de Pala logo na abertura do stand, existem ainda outras regiões a participar, nomeadamente o Alentejo através dos seus frutos secos e das suas frutas desidratas, mas não só. Existe ainda um espaço dedicado aos mais novos e uma feira do livro, numa diversidade de atividades e oferta que torna este um evento desejado por todos e por isso, muito visitado.

Com bem mais visitantes da parte da noite do que da parte da manhã e da tarde, os stands e a feira abrem logo às 10 da manhã e assim se mantém até de madrugada, com os stands a fechar pela meia-noite mas os concertos a prolongarem-se para lá das 4 da manhã no palco principal. Este sábado sobem a palco a Bands Filarmónica de Pínzio, Tiago Silva, Raya - Sevilhanas, os Calema, a Banda Neim e o Mastiksoul. Domingo é dia dos Grupos de Música Tradicional do concelho de Pinhel, dos Trovas da Beira, do Turb'Ó Baile que terá concurso de máscaras associado, dos The Lucky Duckies e do DJ Miguel Silva.

O bilhete tem um custo único de cinco euros e dá para aceder à feira durante os três dias. 

 

 

De: Fernando Teixeira 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados