RCB/TuneIn
sábado, 28 jan 2023
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DOCENTE DA UBI CONTRIBUI PARA SOFTWARE DE PESQUISA
Rádio Cova da Beira
A docente do Departamento de Matemática da Universidade da Beira Interior (UBI), Célia Nunes, contribuiu para o desenvolvimento do software “YAKE!”, utilizado na criação de uma base de dados de palavras relevantes (keywords), obtidas a partir de mais de 100 milhões de artigos científicos.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Jan de 2022

De acordo com a Universidade da Beira Interior, este software de extração de keywords, para o qual contribuiu Célia Nunes, docente e vice-presidente da Faculdade de Ciências da UBI,   foi recentemente usado na criação do General Index, um projeto que catalogou 107 milhões de artigos científicos, reunindo um catálogo de frases e palavras relevantes com o objetivo de facilitar a pesquisa de informação. A nova base de dados encontra-se disponível no Internet Archive, o maior arquivo digital de preservação de conteúdos do mundo, contando com um índice de mais de 19 mil milhões de keywords extraídas com recurso ao “YAKE!”. 

O software é citado ou usado atualmente em mais de 270 artigos e mais de 1.000 instalações em sistema Android. Em 2018, foi premiado com o Best Short Paper na mais importante conferência europeia de recuperação de informação, o ECIR - European Conference on Information Retrieval.

 

Foi desenvolvido por Ricardo Campos (investigador do INESC-TEC, docente do Instituto Politécnico de Tomar e antigo aluno do Mestrado em Engenharia Informática da UBI), Vítor Mangaravite (Universidade Federal de Minas Gerais), Arian Pasquali (investigador INESC-TEC), Alípio Jorge (investigador INESC-TEC e docente da UP-FCUP), Célia Nunes (Investigadora CMA-UBI e docente da UBI) e Adam Jatowt (Universidade de Innsbruck).


 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2023 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados