RCB/TuneIn
Quarta, 26 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI INTEGRA PROJETO DE ECONOMIA CIRCULAR
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI), em conjunto com outros parceiros internacionais, integra um projeto que se dedica ao incentivo da economia circular. Intitulado “START CIRCULAR”, a investigação envolve instituições do ensino superior, empresas e organizações não governamentais.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jan de 2022

O projeto baseia-se numa abordagem mais integrada da gestão das relações universitárias com a indústria, dos serviços de apoio e do ensino para o empreendedorismo e a sustentabilidade, com foco no modo como os princípios da economia circular podem estar integrados. O “STAR CIRCULAR - Integrated entrepreneurship management model for circular economy” vai servir como plataforma para a partilha de práticas na formação de jovens empresários e líderes “verdes”.  

 

A equipa da UBI é composta por elementos do Departamento de Gestão e Economia e do Departamento de Engenharia Eletromecânica, sendo que a coordenação é da responsabilidade de Arminda do Paço, mas integra ainda Eugénia Pedro, Helena Alves, Pedro Dinis Gaspar e Sónia Neves.

 

Já os parceiros internacionais são a Universidade de Montpellier e a empresa Green Berry Solution, de França; a Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, a Associação Observatorio de las Relaciones Union Europea America Latina e a Red de Economía Circular en Islas, de Espanha; a Nova Univerza, Fakulteta Za Drzavne In Evropske Studije e a Elum D.O.O, da Eslovénia; a Latvijas Universitate e Renteh, da Letónia e, em Portugal, para além da UBI, a empresa Assec - Assistência a Empresas e Consultadoria, Lda.

 

Com este projeto internacional, é esperado o “desenvolvimento de um modelo integrado de gestão do empreendedorismo que se baseie na economia circular de modo a melhorar o desenvolvimento de competências e a criação de empregos relacionados com os princípios da economia circular; a aplicação deste modelo nas instituições de ensino superior, como forma de aumentar o número de licenciados que se se preparam para se tornarem empreendedores ou futuros líderes na economia circular; a formação do pessoal docente e administrativo das universidades e do pessoal das PMEs sobre o codesenvolvimento de programas de aprendizagem integrados e relacionados com a economia circular; a criação, a ligação e a internacionalização dos Laboratórios de Sustentabilidade nas universidades parceiras, para apoiar estudantes e jovens licenciados no desenvolvimento de empresas que integram a economia circular”.

 

O “START CIRCULAR”, financiado pelo Programa Erasmus+ - Ação KA220-HED - Cooperation Partnerships in Higher Education, teve início em dezembro de 2021 e tem a vigência de três anos.

 

 

 

De: Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados