RCB/TuneIn
terça, 27 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
“LUZ NEGRA” NO CENTRO CULTURAL DE ALCAINS
Rádio Cova da Beira
O Centro Cultural de Alcains recebe este fim-de-semana, 15 e 16 de janeiro, o espetáculo da Terceira Pessoa, “Luz Negra”, dirigido por Ana Gil e Nuno Leão. Uma performance em que “o corpo se procura construir enquanto lugar e em que o próprio espaço devém de um corpo em construção”.
Por Paulo Pinheiro em 14 de Jan de 2022

Luz Negra é uma performance criada no âmbito do projeto pluridisciplinar “Rastro, Margem, Clarão”, no qual um grupo de criadores em artes performativas, artes visuais e ensaístas se propuseram pensar a escrita de Rui Nunes em “O Choro é um Lugar Incerto”, numa abordagem arrojada e “heuristicamente transdisciplinar”.

Elementos que assumem a escrita enquanto ato performativo é o que distingue a obra do autor. “As páginas enchem-se de vazios, brancos, destacados a negro, frases truncadas” o que convoca menos a leitura e mais uma visão”, assumindo um registo que se consagra na performatividade, na violência e no fulgor do corpo in actu (o corpo que se realiza verdadeiramente enquanto dura a performance).

É a partir daqui que Ana Gil e Nuno Leão criam e apresentam uma performance onde a principal questão é: que lugar é esse onde hesitamos entre a perfeição e o desastre?

“Procurar o lugar que se esquiva, habituar-me à continua fuga do mundo, permitir em mim o sítio onde a palavra se apagou, repousar nele como quem encontra a serenidade na desolação, perder, perder cada vez mais até ao indizível, não falar, não escrever, para enfim recomeçar: a estrada é a espera de um nome”, pode ler-se na sinopse.

O espetáculo tem lugar no dia 15 de janeiro às 21h30 e no dia seguinte, às 16 horas.

 

 


 

De: Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados