RCB/TuneIn
Terça, 18 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DIA INTERNACIONAL DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
Rádio Cova da Beira
Hoje assinala-se o dia internacional para a abolição da escravatura. Declarado a 2 de dezembro de 1949 no âmbito da adoção da «Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outros».
Por Paula Brito em 02 de Dec de 2021

A data pretende alertar para a existência de situações de escravidão que, segundo a Organização Internacional do Trabalho, atingem mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A escravatura, que se manifestou de diferentes formas ao longo da história, ainda persiste, segundo a OIT nos dias de hoje, transformada em tráfico de pessoas, exploração sexual, formas de trabalho infantil forçado, casamento forçado ou recrutamento de crianças para os conflitos armados.

 

Outras datas que merecem destaque neste dia 2 de dezembro.

 

Em 1804, Napoleão era coroado Imperador da França e no dia 2 de dezembro de 1947, acontece o maior desastre marítimo da costa de Matosinhos: o naufrágio de quatro traineiras, “D. Manuel", "Rosa Faustino", "Maria Miguel" e "S. Salvador", provocando a morte de 152 marinheiros.

 

Também neste dia, mas em 1964, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, é destruído por um incêndio.

 

Foi há 39 anos que foi feita a primeira substituição permanente de um coração humano por um artificial, num homem de 61 anos, em Salt Lake City, nos  Estados Unidos da América.

 

Em 1988 a paquistanesa Benazir Bhutto assume a chefia do Governo. Pela primeira-vez, uma mulher muçulmana toma um cargo político de relevo.

 

Em 1993 o colombiano Pablo Escobar, um dos mais famosos "barões da droga", é abatido a tiro pelas forças de Medellin. Tinha 44 anos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados