RCB/TuneIn
Terça, 18 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UPGRADE DIGITAL “REVOLUCIONA” SISTEMA DE IMAGEM MÉDICA DO CHUCB
Rádio Cova da Beira
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) implementou uma atualização “revolucionária” ao seu sistema de gestão de imagem médica, que integra o Registo de Saúde Eletrónico (SER), de modo a promover a sua integração e “interoperabilidade digital”.
Por Paulo Pinheiro em 02 de Dec de 2021

Depois dos responsáveis verificarem a incapacidade do sistema em corresponder às exigências de qualidade, rapidez, segurança e interoperabilidade do CHUCB, havendo a necessidade de modernizar o processo de digitalização, distribuição, acesso e arquivo de imagens médicas, o projeto ESG3ID (ecosSistema de Gestão Integrada de Imagem e Interoperabilidade Digital) introduz uma modernização, entre outras áreas do hospital, na vertente da imagiologia “através da implementação de três soluções tecnológicas que interoperam entre si, maximizando as potencialidades de cada uma”.

Uma delas é o PACS/VNA, um sistema de comunicação e arquivo de imagens médicas “altamente complexo” e acessível aos profissionais de saúde, em qualquer lugar, a partir de qualquer browser, com qualquer dispositivo móvel.

De acordo com o CHUCB, outra das soluções é o sistema de Radiologia Digital de Aquisição Direta, que permite digitalizar exames instantaneamente para integrar com o PACS/VNA. Por último, a rede sem fios RTLS permite melhorar o acesso dos profissionais ao PACS e outras aplicações de saúde, bem como o acesso seguro dos doentes à internet, com qualquer dispositivo. Os novos pontos de acesso a wi-fi conseguem maior e melhor cobertura de rede e formas de autenticação mais práticas e seguras.

Para além de todas estas vantagens, o projeto proporciona também uma maior segurança no armazenamento e acesso ao arquivo de imagem do hospital; a diminuição dos tempos de espera e resposta para o diagnóstico e a diminuição do uso de papel e consumíveis, “promovendo-se um aumento de produtividade/eficiência e por conseguinte a melhoria de práticas clínicas e dos cuidados de saúde prestados”, refere o comunicado de imprensa.

Estas inovações surgem na sequência da candidatura do CHUCB ao SAMA 2020 que permitiu um financiamento cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

 

 

De. Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados