RCB/TuneIn
Terça, 18 Jan 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO VAI TER NOVA RESPOSTA NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL
Rádio Cova da Beira
No próximo dia 9, o Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão (CACFF) assina com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e com o Instituto da Segurança Social um protocolo que marca o arranque de uma nova resposta social, no Fundão, na área da saúde mental.
Por Paula Brito em 30 de Nov de 2021

Segundo a presidente da direção do CACFF, Alcina Cerdeira, a instituição viu aprovadas duas candidaturas que visam a criação de uma residência de treino da autonomia, com capacidade para seis pessoas, e uma residência de treino moderado, com capacidade para 16 utentes.

 

“São respostas de reabilitação psicossocial. O que se pretende é reabilitar pessoas, reintegrá-las para que, ao fim de mais ou menos um ano, vivam integradas no seio da comunidade.”

 

Para isso, o projeto, único no distrito, contará com uma equipa multidisciplinar de cerca de 20 pessoas.

 

“São pessoas ligadas à área da enfermagem, a área da psicologia, serviço social, monitores, técnicos de reabilitação psicossocial, são equipas multidisciplinares que acompanham as pessoas que aqui estão nestas residências.”

 

Alcina Cerdeira explica o que fazem os profissionais que vão ser contratados pelo CACFF para acompanhar o projeto 24 horas por dia.

 

“Fazem treino de competências, ao nível do dia a dia, da gestão financeira, da confeção das refeições, higiene diária e também a integração no mercado de trabalho."

 

O projeto arranca no próximo dia 9, com a assinatura do protocolo tripartido, entre a entidade promotora e as áreas da saúde e segurança social. O modo de funcionamento é similar aos atuais cuidados continuados de saúde. Existe uma rede a nível nacional e a sinalização é feita pelas entidades de saúde.

 

“Nós colocámos uma clausula para dar oportunidade às pessoas desta região integrarem estas unidades.” Acrescenta a responsável pelo Centro   Assistencial Cultural e Formativo do Fundão, Alcina Cerdeira. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados