RCB/TuneIn
Sábado, 13 Ago 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
ARMINDO JACINTO CONTESTA EXPLORAÇÃO DE LÍTIO
Rádio Cova da Beira
O presidente da câmara municipal de Idanha-a-Nova vêm, em comunicado, manifestar a sua oposição ao procedimento concursal para atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de lítio naquele concelho.
Por Nuno Miguel em 30 de Nov de 2021
Na reunião do executivo idanhense, que está agendada para esta terça-feira, Armindo Jacinto refere que vai propor que a câmara municipal “delibere opor-se firmemente, por todos os meios legais e institucionais ao seu alcance, à prospeção e exploração de lítio, no sentido de preservar o vasto e valioso património do concelho de Idanha-a-Nova, mantendo-se, de forma incondicional, ao lado da população, nesta luta”.
O autarca acrescenta que “a exploração mineira é sempre uma actividade de elevado risco ambiental e deverá ficar excluída em territórios protegidos e classificados”, sublinhando que “a área que se pretende concessionar sobrepõe-se, na sua totalidade, ao Geopark Naturtejo mundial da Unesco e à reserva da biosfera do Tejo internacional que fazem parte do sistema nacional de áreas classificadas”.
De acordo com Armindo Jacinto no documento que está em discussão “não foi assegurada a salvaguarda dos valores naturais, patrimoniais e sociais. E a possibilidade que se abre de explorar lítio ou outro minério, em áreas classificadas ou áreas protegidas, contraria todo o esforço do município de Idanha-a-Nova no desenvolvimento sustentável da região e todo o trabalho que a autarquia tem feito para proteger a biodiversidade e o meio ambiente”.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados