RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
JO INVERNO: FDIP JÁ GARANTIU TRÊS ATLETAS
Rádio Cova da Beira
Quando estamos a 100 dias da cerimónia de abertura (04 de fevereiro), dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim'2022 (China), O Comité Olímpico de Portugal(COP), já anunciou que estão apurados dois atletas nacionais(1 feminino e 1 masculino), no Esqui Alpino, e um outro, em Esqui de Fundo Masculino, para representarem o país através da FDI- Portugal(Covilhã).
Por Miguel Malaca em 28 de Oct de 2021

No Snowboard e Patinagem de Velocidade, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal, procura também a qualificação de mais dois atletas.

No Esqui Alpino, existe apenas uma vaga, e temos três candidatos(2 dos quais covilhanenses). Ricardo Brancal, e Manuel Ramos, para além de Baptiste Aranjo.

Os esquiadores têm resultados dentro da janela de qualificação Olímpica (menos de 160 pontos FIS).

No escalão feminino, Vanina Guerillot de Oliveira, já garantiu a vaga para Portugal em Esqui Alpino.

De acordo com os seus actuais resultados obtidos, e obter, em próximas provas internacionais, podem abrir mais uma vaga.

Se assim for, as atletas Ariana Haben Ribeiro e Alessandra Cicalese, podem ainda competir para alcançar o apuramento até 16 de janeiro.

No que diz respeito ao Esqui de Fundo Masculino, há dois atletas nacionais dentro da janela de qualificação Olímpica (menos de 300 pontos FIS). Apenas um pode participar.

José Cabeça, abriu a vaga para a Equipa Nacional na Alemanha (Campeonatos do Mundo), e Filipe Cabrita.

André Gonçalves, vai também tentar até 16 de janeiro, apurar-se para a Seleção.

Quanto ao Snowboard, Christian de Oliveira, já garantiu a pontuação mínima para a qualificação olímpica de Portugal, mas necessita ainda de obter um Top 30, numa competição na Taça do Mundo, para confirmar a presença.

O snowboarder nacional está a treinar-se na Áustria, para participar numa prova da Taça do Mundo, marcada para 11 de dezembro na Rússia.

Também aqui, o período de qualificação termina dia 16 de janeiro de 2022.

Por último, Diogo Marreiros, quatro vezes campeão europeu em Patinagem de Velocidade, na versão de Patins com Rodas, encontra-se nesta altura a treinar em Inzell (Alemanha), para tentar a sua qualificação para as Olimpíadas de Inverno, com a participação nas Taças do Mundo da modalidade(tem mínimos para que isso aconteça), a partir de 12 de novembro, na Polónia, e depois em Salt Lake City(EUA), e Calgary(Canadá).

O objectivo passa pela qualificação olímpica na disciplina de Mass Start.

O período de qualificação finaliza a 16 de janeiro.

Recorde-se que o covilhanense e presidente da FDI-Portugal, Pedro Farromba, volta a ser o Chefe da Missão Olímpica de Inverno.

Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, realizam-se de 04 a 20 de fevereiro. 

 

 

 

foto: COP 

 

 

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados