RCB/TuneIn
Segunda, 29 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
COVILHÃ: MUSEU DE ARTE SACRA COMEMORA 10 ANOS
Rádio Cova da Beira
Está agendada para esta quinta-feira a sessão evocativa do décimo aniversário do museu de arte sacra, na Covilhã. O equipamento foi inaugurado a 20 de outubro de 2011, na casa Maria José Alçada, localizada na Avenida Frei Heitor Pinto, possui uma área de exposição de 850 metros quadrados, repartida por dois edifícios.
Por Nuno Miguel em 27 de Oct de 2021
O museu alberga um espólio de milhares de peças divididas por colecções de pintura, escultura, metais e têxtil, abrangendo um período que vai desde o século XV ao século XX. O património museológico segue o percurso dos sete sacramentos propostos pela igreja católica: Baptismo, Confirmação, Matrimónio, Ordem, Penitência, Eucaristia e Unção dos Enfermos. Além das salas de exposição permanente, o museu tem uma sala de exibições temporárias, um jardim exterior e um pátio interior onde decorre outro tipo de apresentações.
Na comemoração deste aniversário vai ser apresentado um vídeo-documentário com a história do museu, uma homenagem ao cónego Fernando Brito que foi um dos principais impulsionadores da criação do museu e ainda uma evocação de Maria José Alçada, filantropa que cedeu o edifício que deu lugar ao museu, com inauguração de exposição e descerramento de placa evocativa.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados