RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
SERRA DA ESTRELA E MALCATA FISCALIZADAS PELO ICNF
Rádio Cova da Beira
O Instituto de Conserva√ß√£o da Natureza e das Florestas (ICNF, I.P.) desenvolveu, no √ļltimo s√°bado, uma a√ß√£o de fiscaliza√ß√£o de √Ęmbito nacional dirigida √† pr√°tica de autocaravanismo e campismo selvagem, denominada ‚ÄúOpera√ß√£o Vacances‚ÄĚ. Serra da Estrela e Malcata foram duas das √°reas fiscalizadas.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Oct de 2021

A acção de fiscalização do ICNF envolveu 50 Vigilantes da Natureza e 22 viaturas, e resultou no levantamento de 46 autos de notícia, 40 por prática de autocaravanismo em local indevido e seis por campismo selvagem, num total de 89 ações de fiscalização, anuncia este segunda-feira o instituto.

A ação desenvolvida durante o último fim-de-semana, à escala das principais áreas classificadas, abrangeu 25 concelhos e envolveu 50 Vigilantes da Natureza, tendo-se realizado 89 ações de fiscalização, refere o Instituo de Conservação da Natureza em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social.

A operação decorreu nas áreas classificadas, designadamente nos Parques Naturais do Litoral Norte, Tejo Internacional, Serra da Estrela, Sintra-Cascais, Arrábida, Serra de Aire e Candeeiros e Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, incluindo ainda as Reservas Naturais das Lagoas de Santo André e da Sancha, Dunas de São Jacinto, Malcata, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e as Zonas Especiais de Conservação das Dunas de Mira e Ria de Aveiro, abrangendo na totalidade 25 concelhos.

"O objetivo principal da ação foi o de reduzir a prática de autocaravanismo e campismo fora dos locais designados para o efeito. Em simultâneo visou atenuar os impactos decorrentes sobre a paisagem, os habitats e espécies, para além de garantir que as normas de ordenamento do território são respeitadas nestes espaços classificados", sublinha o ICNF. 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados