RCB/TuneIn
Segunda, 29 Nov 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
IDANHA-A-VELHA: “ALDEIAS EM FESTA” PROMOVE GASTRONOMIA
Rádio Cova da Beira
O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 promove, no próximo sábado, 30 de outubro, um dia dedicado à gastronomia da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. O evento, que se realiza sob o mote “Nas Terras do Rei Wamba… Há Pão!” engloba diversas atividades abertas a toda a população.
Por Paulo Pinheiro em 25 de Oct de 2021

Outras da categoria:

O lema da décima edição prende-se à lenda que conta que, no lugar que hoje conhecemos como Idanha-a-Velha, um lavrador chamado Wamba se tornou rei dos Visigodos, sendo que, numa paisagem de montado e olival, o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra, como acontece até hoje. 

A gastronomia assume assim o foco do evento que vai ter workshops para aprender a fazer pão ou borrachões; uma mostra de produtos endógenos; as “Estórias de Pão” direcionadas ao público mais novo; o lançamento do Fascículo II de receitas desenvolvidas e confecionadas nos ateliers das edições passadas e até mesmo um showcooking de “Ervas e Aromas” com a chef Maria Caldeira de Sousa.

Para além da comida, a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha também é conhecida por ser uma das mais importantes estações arqueológicas. Por esse motivo, o evento inclui momentos lúdico-educativos sobre o tema. Vão realizar-se duas visitas ao espaço “MosaicoLab” (uma no dia 30 e outra no dia seguinte) focando-se no legado da arte do mosaico pelos romanos e realiza-se ainda um percurso orientado pela coleção epigráfica de Idanha-a-Velha. O dia termina com um momento musical, proporcionado pela acordeonista, cantora e compositora Celina da Piedade.

A participação no Ciclo “12 Redes – Aldeias Históricas” é limitada e sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita para o evento todo ou para um momento em específico. Será feita transmissão online, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

O evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes Económicos locais.

 

 

c/ Lara Cardoso 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados