RCB/TuneIn
Domingo, 05 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
FUTSAL: TORTOSENDO HOMENAGEOU CAMPE√ēES DO MUNDO
Rádio Cova da Beira
A exemplo do que sucedeu em 2018, aquando da conquista do t√≠tulo europeu por Portugal, foi tamb√©m com muita emo√ß√£o e orgulho, que a Freguesia do Tortosendo voltou esta sexta-feira, a homenagear Ant√≥nio Fonseca (fisioterapeuta/massagista) e Jos√© Lu√≠s Mendes (adjunto de Jorge Braz), elementos ligados √† Sele√ß√£o Nacional "A" em Futsal, e que se sagraram este m√™s, campe√Ķes do mundo, na Litu√Ęnia.
Por Miguel Malaca em 23 de Oct de 2021

Foi num auditório praticamente lotado, que o presidente daquela Junta de Freguesia do Tortosendo, afirmou no seu discurso que" fugindo um pouco ao protocolo, começo por referir que, e se estão recordados, em 2018, quando Portugal se sagrou campeão europeu, eu disse no meu discurso, que espero que voltem como campeões do mundo, e de facto vão voltar aqui como campeões mundiais. É realmente um privilégio, um orgulho enorme, podermos voltar a receber estes campeões com fortes ligações à nossa freguesia, uma vez que António Fonseca é tortosendense e reside na nossa freguesia, e tal como José Luís Mendes, que, mesmo não sendo natural do Tortosendo, é covilhanense, viveu cá 14 anos, foi cá professor, e iniciou a sua carreira como treinador de futsal, no Unidos do Tortosendo, e foram ambos uns extraordinários embaixadores da vila, do concelho e da região, no título conquistado. Ainda nos lembramos das muitas emoções vividas aquando da final frente à Argentina. É um a honra , um privilégio enormes em voltar a poder homenagear estes granes senhores do Futsal nacional e internacional. É caso para referir de novo que o Tortosendo é mesmo uma terra de campeões. Esta homenagem é mais que justa, e ainda bem que este auditório da Casa da Vila está repleta de pessoas. Muitos parabéns ao António Fonseca e ao José Luís Mendes, mas também à Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Castelo Branco. Só espero agora, que outras pessoas, se lembrem também de homenagear estes dois cidadãos do concelho da Covilhã, pois também merecem que isso aconteça, pois levaram e continuam a levar o nome da nossa freguesia e do nosso concelho e distrito bem longe". Concluiu David Silva.

Quanto aos homenageados, António Fonseca referiu que " é muito estar aqui de novo a ser homenageado. Agradeço à Junta de Freguesia do Tortosendo pela distinção, agradeço também o apoio da minha família, da FPF, e de todos aqueles que nos apoiaram de longe e perto de nós lá na Lituânia, ao longo do campeonato. Não foi, acreditem, nada fácil ser campeão europeu e mundial. Muito obrigado a todos. Estou muito feliz e emocionado. Sou um tortosendense a 100%. É um orgulho. Bem hajam". Conclui o fisioterapeuta/massagista da equipa nacional "A".

José Luís Mendes, por sua vez, começou por ironizar com aquilo que David Silva tinha referido em 2018. "Foi por causa do que ele disse, que deveríamos estar aqui como campeões do mundo, assim foi. Cá estamos. Agora mais a sério, não foi nada fácil, o que conseguimos alcançar, em 3 anos: sermos campeões da Europa e do Mundo seguidos. Quando todos rumamos para o mesmo lado, seja em campo, na bancada, ou longe com os nossos adeptos, tudo se torna mais fácil, apesar das dificuldades que tivemos ao longo da competição. Estamos todos, os portugueses, de parabéns. Sou um tortosendense por afinidade, os meus filhos, são com orgulho naturais do Tortosendo, e mais uma vez muito obrigado ao David Silva e à Junta de Freguesia, por esta homenagem, tal como agradeço do fundo do coração, aqui também, as presenças de todas estas pessoas, e dos representantes da FPF e AFCB (Rui Manhoso e Manuel Candeias, respectivamente)". Disse.

O Município da Covilhã fez-se representar no evento, pelo vereador do Associativismo e Desporto, José Miguel Oliveira, que avançou a informação que o Município vai também homenagear José Luís Mendes, António Fonseca e Bruno Travassos, no Salão Nobre dos Paços do concelho, dia 05 de novembro, às 17h, "como reconhecimento público do município e da autarquia, no valor , trabalho e abnegação, destas pessoas da nossa região, e que alcançaram um sucesso muito assinalável. São campeões do mundo em futsal". Referiu o autarca.

Rui Manhoso também usou da palavra, e afirmou que " esta homenagem realizada pela Junta de Freguesia do Tortosendo é totalmente justa. Portugal e esta região do país em particular está de parabéns, por estes títulos conquistados pela FPF. Vocês, homenageados, não devem nada a Federação, a FPF é que vos deve muito, tudo aquilo que ajudaram a vencer. O mérito é totalmente vosso. Parabéns a todos, na qual incluo também as respectivas famílias. Muito obrigado pelo convite para estar aqui presente nesta cerimónia. É também, de facto, com muito orgulho que assisto a esta merecida e justa homenagem".  Conclui o director da FPF. 

A cerimónia de homenagem a António Fonseca e José Luís Mendes, decorreu esta sexta-feira, no auditório da Casa da Vila, e contou com as presenças do director da FP Futebol, Rui Manhoso, Manuel Candeias, presidente da AF Castelo Branco, do director do Agrupamento de Escolas Lã e a Neve, e ainda de várias associações da vila, para além de familiares dos homenageados, e Pedro Farromba, vereador da CMC, mas que esteve presente na qualidade de presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal e membro do Comité Olímpico de Portugal.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados