RCB/TuneIn
Sexta, 19 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
"DESNORTE" EM PENAMACOR
Penamacor está numa encruzilhada: com a organização imposta pelas NUTS (Nomenclaturas de Unidades Territoriais) o concelho pertence à Beira Interior Sul apesar de estar desde sempre ligado à Cova da Beira.
Por Paula Brito em 30 de Apr de 2008

Uma situação que já levou Penamacor a sair da Comurbeiras e a ficar de fora do polo de desenvolvimento da Serra da Estrela. Para além do turismo, há outras áreas que obrigam o concelho a redifinir fronteiras psicológicas e não só, é o caso da justiça. Segundo o novo mapa judiciário Penamacor pertence à comarca da Beira Interior Sul que engloba os concelhos de Idanha, Castelo Branco, Sertã, Proença, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei e Mação.

Na última assembleia municipal foi aprovada uma moção, apresentada por Luís Canêz, da bancada do PS, a defender que Penamacor pertença à comarca da Cova da Beira já que "neste caso o local mais longínquo de Penamacor seria de 40 quilómetros enquanto que na Beira Interior Sul será de 150 quilómetros". Uma distância agravada pela nova organização dos tribunais imposta pelo novo mapa, isto é,  "em dias que o tribunal de Mação esteja de turno os nossos munícipes terão que se deslocar 300 quilómetros ida e volta, e como se isso não bastasse, há ainda o grande problema das valências previstas para os vários tribunais que irá obrigar, com alguma frequência, à deslocação dos penamacorenses a outras vilas e cidades".

A moção é para o presidente da câmara de Penamacor "bem vinda" já que o concelho neste momento "está numa encruzilhada" e deve, segundo Domingos Torrão "definir o caminho a seguir: se a Cova da Beira a que o concelho está ligado desde sempre através de relações económicas e sociais e como fundandor de várias associações, se a sul a que sobretudo a zona sul do concelho está ligada devido às acessibilidades".

Perante o "desnorte", pela primeira vez no decorrer da assembleia, maioria e oposição concordaram em seguir o mesmo caminho e aprovaram por unanimidade a moção que defende que Penamacor deve, no caso da justiça, pertencer à comarca da Cova da Beira.    


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados